Envelehcimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O fenômeno do envelhecimento populacional, originalmente conhecido apenas nos países desenvolvidos, está caminhando a passos largos nos países em desenvolvimento. Este fenômeno deve-se ao aumento da expectativa de vida, ao declínio da taxa de natalidade e ao declínio da mortalidade prematura, principalmente devido às melhores condições gerais de vida da população após a Revolução Industrial. Ofenômeno do envelhecimento populacional global está transformando diversos aspectos da sociedade. Se muito do sucesso da longevidade se deve à tecnologia médica mais eficiente, novas vacinas, novas drogas, novas técnicas cirúrgicas, melhor compreensão de aspectos do envelhecimento etc. Não se pode dizer o mesmo da tecnologia utilizada diariamente por pessoas, como caixas eletrônicos, meios detransporte, dispositivos para o lazer etc. não adequados às limitações de pessoas mais idosas. Muito se tem ouvido das implicações do fenômeno do envelhecimento e seu impacto econômico, político e social (LA VEJEZ, 1999), mas pouco ou quase nenhum esforço está sendo realizado para adaptar o entorno (mobiliário; ritmo, ambiente e ferramentas de trabalho; equipamentos de uso diário etc.) ao idoso. Oenvelhecimento é um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano, iniciando-se com o nascimento e terminando com a morte. Alguns autores apontam que o processo de envelhecimento “começa no útero e termina no túmulo”. É importante que os profissionais da área, o professor e principalmente o aluno percebam as diferenças, semelhanças e inter-relações entre os conceitos de idoso,envelhecimento e velhice, objeto do trabalho e do estudo da gerontogeriatria.
O processo de envelhecimento provoca no organismo modificações biológicas, psicológicas e sociais, porém, é na velhice que esse processo aparece de forma mais evidente.
As modificações biológicas são as morfológicas, reveladas por aparecimento de rugas, cabelos brancos e outras; as fisiológicas, relacionadas às alteraçõesdas funções orgânicas; as

bioquímicas estão diretamente ligadas às transformações das reações químicas que se processam no organismo. As modificações psicológicas ocorrem quando, ao envelhecer, o ser humano precisa adaptar-se a cada situação nova do seu cotidiano. Já as modificações sociais são verificadas quando as relações sociais tornam-se alteradas em função da diminuição da produtividade e,principalmente, do poder físico e econômico, sendo a alteração social mais evidente em países de economia capitalista.

1.2 – A Gerontologia no Brasil

Nas últimas décadas observou-se um nítido processo de envelhecimento demográfico. A Organização das Nações Unidas considera o período de 1975 a 2025 a Era do Envelhecimento. Nos países em desenvolvimento, esse envelhecimentopopulacional foi ainda mais significativo e acelerado, destaca a O.N.U. Enquanto nas nações desenvolvidas, no período de 1970 a 2000, o crescimento observado foi de 54%, nos países em desenvolvimento atingiu 123%.

A situação de hoje, e a que se projeta para o futuro, é de a um fenômeno relacionado, entre outros fatores, com a queda no número de nascimentos e o aumento da expectativa de vida. OBrasil, em ritmo crescente, tem-se destacado pela longevidade de sua população, deixando de ser, gradativamente, um país de jovens. A exclusão do mercado dessa população ainda ativa constituirá um grave problema de contornos incalculáveis. No Brasil a expectativa de vida é, hoje, de 68,6 anos, segundo o Censo de 2007 do IBGE, contra aproximadamente de 74 anos previstos para 2025. Temos, portanto, umpaís que está deixando de ser de jovens para ser de idosos. Isto quer dizer que as pessoas que nasceram no pós-guerra estarão, em 2025, na faixa etária entre 65 e 80 anos. Os números brasileiros sobre envelhecimento são alarmantes. Segundo os dados do Relatório Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico (IBGE, 2007), em 25 anos a população de idosos poderá...
tracking img