Enunciado e respostas - cap 01 e 02

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 91 (22551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Design de Rede hierarquia.
Ao criar uma rede local que atenda às necessidades uma empresa pequena ou média, é mais provável que haja êxito no seu plano caso seja usado um modelo de design hierárquico.
O modelo de design hierárquico típico é dividido em até três camadas: acesso, distribuição e núcleo. Um exemplo de um design de rede hierárquico de três camadas é exibido na figura.

Camada deacesso
A camada de acesso faz interface com dispositivos finais, como PCs, impressoras e telefones IP, para fornecer acesso ao restante da rede. Na camada de acesso podem estar roteadores, switches, bridges, hubs e pontos de acesso wireless (AP). O principal propósito da camada de acesso é fornecer um meio de conectar dispositivos à rede e controlar quais têm permissão de comunicação na rede.Camada de distribuição
A camada de distribuição agrega os dados recebidos dos switches da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada de núcleo para que haja o roteamento até seu destino final. A camada de distribuição controla o fluxo do tráfego da rede usando políticas e determina domínios de broadcast, realizando funções de roteamento entre redes locais virtuais (VLANs)definidas na camada de acesso. As VLANs permitem segmentar o tráfego de um switch em sub-redes separadas.
Camada de distribuição
A camada de distribuição agrega os dados recebidos dos switches da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada de núcleo para que haja o roteamento até seu destino final. A camada de distribuição controla o fluxo do tráfego da rede usando políticas edetermina domínios de broadcast, realizando funções de roteamento entre redes locais virtuais (VLANs) definidas na camada de acesso. As VLANs permitem segmentar o tráfego de um switch em sub-redes separadas.
Embora o switch da camada de núcleo e os demais da camada de distribuição não sejam mostrados, é possível ver como o layout físico de uma rede é diferente do layout lógico de uma rede.

Princípiosdo design de rede hierárquico.
Diâmetro da rede
Durante a criação de uma topologia de rede hierárquica, a primeira coisa a ser considerada é o diâmetro da rede. O diâmetro costuma ser uma medida de distância, mas, neste caso, estamos usando o termo para medir o número de dispositivos. O diâmetro da rede é o número de dispositivos que um pacote precisa cruzar antes de chegar até seu destino.Manter o diâmetro da rede baixo assegura uma latência baixa e previsível entre os dispositivos.

Agregação da largura de banda
Cada camada no modelo de rede hierárquico é uma possível candidata à agregação da largura de banda. A agregação da largura de banda é a prática de considerar os requisitos de largura de banda específicos de cada parte da hierarquia. Depois que os requisitos de largura debanda da rede são conhecidos, os links entre os switches específicos podem ser agregados, o que é chamado de agregação de link. A agregação de link permite a integração de vários links de porta de switch, o que proporciona maior produtividade entre os switches.

Redundância
Redundância é uma parte da criação de uma rede altamente disponível. A redundância pode ser fornecida de várias formas. Porexemplo, é possível duplicar as conexões de rede entre dispositivos ou duplicar os próprios dispositivos.
Redes Convergentes
Equipamento legado
Convergência é o processo de integrar comunicação por voz e vídeo em uma rede de dados. As redes convergentes já existem há algum tempo, mas só eram possíveis em organizações de grande porte por causa dos requisitos de infraestrutura da rede e dogerenciamento complexo envolvido para que elas funcionassem sem apresentar problemas. Havia custos altos de rede associados à convergência porque um hardware de switch mais caro era obrigatório para suportar os requisitos de largura de banda adicionais. As redes convergentes também exigiam um amplo gerenciamento em relação à Qualidade de Serviço (QoS), porque o tráfego de dados de voz e de vídeo...
tracking img