Entulho

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2012
Entulho

Praticamente todas as atividades da construção civil são geradoras de entulho.
No processo construtivo, o alto índice de perdas é a principal causa do entulho gerado. Estima-se que 50%do entulho seja material desperdiçado.
Nos bairros de classe média e alta, estes "restos" são depositados em caçambas, mas nem sempre são destinados de forma correta e em geral acabam em bairrospobres em montes de lixo e aterros.
Por causa da falta de um local apropriado para destinação e da falta de iniciativa das prefeituras em se empenhar para dar destinação correta e reaproveitarem estematerial; em épocas de chuvas ele é um dos grandes vilões e contribui muito com as enchentes entupindo boeiros.
Apesar de causar tantos problemas o entulho deve ser visto como fonte de material e há umagrande oportunidade para a construção civil de reaproveitar o que hoje é lixo nos seus processos construtivos.

Para reciclar entulhos faz-se, primeiramente, uma triagem das frações inorgânicas enão-metálicas do resíduo, excluindo madeira, plástico e metal, que são direcionados para outros fins. Em seguida obtém-se o agregado reciclado, que é o resíduo britado ou quebrado em partes menores. Comeste método aplicado aos resíduos será possível identificar sua composição, os compostos que podem ser extraídos dele e saber qual a planta industrial mais adequada para a reciclagem e a melhoralternativa de aproveitamento.
Hoje existe um mercado crescente de reciclagem de resíduos da construção civil (RCD).
A maior necessidade para que esta prática cresça e se torne praxe é a integração doselos da cadeia produtiva – caçambeiros, prefeituras e grandes obras.
Quase a metade da reciclagem, pode ser feita em loco, no próprio local da demolição ou construção, pelo simples fato de reduzirdrasticamente o custo do processo. Também não existe ainda uma associação ou sindicato de representação com empresas recicladoras de entulho como associadas. Isso faz com que diversas associações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entulho
  • ENTULHO
  • Entulho
  • Entulho
  • entulho
  • entulhos
  • reciclagem de entulho
  • Reciclagem de Entulho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!