Biblioteconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERDISCIPLINARIDADE DA CI
O termo interdisciplinaridade, de forma geral, representa qualquer tentativa de se estabelecer alguma ligação ou integração entre diferentesdisciplinas, isto é, realiza um movimento de superação da monodisciplinaridade, que é o que acontece quando uma disciplina atua de forma isolada , operando apena s com seus própriosconceitos, métodos e objetos de estudos.
Nesse estágio, as disciplinas interagem e passam a depender umas das outras, num processo dinâmico.
[...] a interdisciplinaridade consiste emum
trabalho em comum, tendo em vista a interação
de disciplinas científicas, de seus conceitos
básicos, dados, metodologia [...].

A ideia comum a esses autores é que ainterdisciplinaridade no campo da CI se estabelece quando existem grupos de pesquisas consolidados atuando em duas ou mais áreas com os mesmos propósitos. Justifica-se a necessidade desseempreendimento ao se considerar que a CI, por se preocupar com a produção, organização e distribuição da informação para as mais diversas áreas do conhecimento, constitui-sefronteiriça, tecendo relações com essas outras áreas do conhecimento.

[...] duas ou mais disciplinas ingressam, ao mesmo tempo, num diálogo em pé de igualdade. Não há supremacia de umasobre as demais. As trocas são recíprocas. O enriquecimento é mútuo. São colocados em comum não somente os axiomas e os conceitos fundamentais, mas os próprios métodos. Entre elas háuma espécie de ‘fecundação recíproca’ [...] Trata-se de um tipo de interdisciplinaridade que não se efetua por simples adição nem tampouco por mistura. O que há é uma combinação dasdisciplinas, correspondendo ao estudo de novos campos de problemas, cuja solução exige a convergência de várias disciplinas, tendo em vista levar a efeito uma ação informada e eficaz.
tracking img