Biblioteconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Maranhão
Data: 13/01/13 Código: 2012028625
Disciplina: Fundamentos de Biblioteconomia Prof. César Castro
Curso: Biblioteconomia 1° períodoTurma: 204
Aluno: Phellype Kássio Barbosa da Silva

Resumo Cap. 2

#O mundo do trabalho na sociedade do conhecimento e os paradoxos das profissões da informação:
O divisor de águas de profissões eocupações na sociedade é o corpo de saberes científicos que distribui de maneira mais ou menos rígida, em estratos, classes e castas esses termos, onde só as profissões tem essa ambição cognitiva,conectada a teorias específicas de livre acesso somente para os estudantes de tal profissão, trazendo assim a obrigação de ter o diploma na mão como objeto de poder, já ocupações no contexto do autor éum conjunto de deveres e tarefas a ser cumprido de forma que se obtenham produtos e serviços.
Abbot cita um sistema, tal sistema que retrata a união das profissões dentro dele as profissões sofreuma hierarquização com um poder que cada uma é dona, ganhando assim certa evolução, ele cita ainda que cada uma tem o seu lugar específico chamado de heartland e é explicado como a periferia, onde oprofissional é glorificado pela sua esperteza e não tanto pelo seu diploma.
# O bibliotecário e o profissional da informação: algumas reflexões.
O autor resalta que só se tem convicção que se possuio saber cientifico se possuir o diploma universitário, sendo ele a proteção do cargo profissional, onde o profissional da educação é um resultado que carece de mais analises minuciosas.
Osprofissionais da informação iram surgir, em um setor heterogênio, depois que abriu novas alternativas de emprego trazendo assim inovações quando se tratava de Biblioteconomia em varias formas de ambientesprofissionais. Porém Cronin afirmou que não existia um “profissional da educação”, ele afirma que esse termo usado é precipitado, ele retrata que as habilidades a eles dadas são muito diversificadas que...
tracking img