Em busca da identidade do coordenador pedagógico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior de Educação de São Paulo

Curso de Pós Graduação Gestão e Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I – uma perspectiva sociocultural.














Maristela Aparecida Martins de Paiva

























DESPERTAR PARA A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICOSão Paulo


2011




Maristela Aparecida Martins de Paiva































EM BUSCA DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO







Trabalho de Conclusão do Módulo A Identidade do Coordenador Pedagógico






Profª. Maria Estela Lacerda FerreiraSão Paulo


Instituto Superior de Educação de São Paulo

2011
EM BUSCA DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO


Inicio comentando a importância da contextualização histórica da identidade do Coordenador Pedagógico, o que auxilia no entendimento da hierarquia de funções na instituição escolar e funcionamento do grupo de gestão dentro da escolaatravés do tempo, até a configuração que possui atualmente. Devo acrescentar que, mais uma vez, a escola tem influência das inúmeras mudanças e transformações sociais ocorridas nos últimos tempos.


Pensar nessa ideia, faz diferença, uma vez que revendo a função do coordenador, é obstante que atue somente como observador das ações do professor, ou como o “Prefeito dos Estudos”.A perspectiva de uma melhor adequação do trabalho do CP, (re) significando sua prática, desencadeou-me um incomodo ao mesmo tempo que um novo rumo. A reflexão de que o coordenador não é somente: o que cobra, mas o agente que dá condições para a atuação do professor, oferecendo-lhe base de formação, suporte e apoio para o sucesso de suas aulas, e acima de tudo, para aprendizagem dosalunos - alerta para que reveja seu papel e torne-se parceiro e não somente um avaliador, acusador ou controlador das falhas da prática dos professores.

André, (2006,p.12) já chama a atenção para a valorização do professor, e não só vê-lo como executor de tarefas, mas como alguém que produz saberes, que participa, está inserido no processo de aprendizagem . Entender o professor como umaliado e que ele também precisa ser alertado para se adequar às novas estratégias que atendam as questões escolares trazidas pelo mundo contemporâneo, é ação necessária e uma valiosa maneira de construção de identidade.

[...] não se pode falar em mudanças em educação sem a participação e o envolvimento do professor. O que se pode fazer é provocar nele oconstante questionamento e busca de identificação de suas necessidades para atuação cada vez melhor no processo de aprendizagem. Esse questionar constante e sistemático que inclui o estudo e a critica às teorias e à própria prática é a parte do trabalho do coordenador pedagógico. o. (ALMEIDA E PLACCO, 2006, p.22)


Contudo, também sob o ponto de vista das inúmeras tarefas pedagógicas, édifícil encontrar quem não sofra e se sinta frustrado diante do pouco êxito de seu trabalho: acompanhar o ensino e o processo de aprendizagem, os resultados do desempenho dos alunos; garantir o trabalho de formação continuada; estimular os professores a atuar de forma prazerosa; garantir a realização de um trabalho produtivo e integrador; trazer referenciais teóricos atuais e praticas inovadorasaos professores; incentivar o uso de recursos tecnológicos; observar a atuação em sala de aula; conhecer as Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa, de Matemática e das demais áreas de conhecimento; monitorar as avaliações, articular o planejamento do currículo da Educação Infantil com o planejamento das séries iniciais, gerencias conflitos entre os alunos, atender aos pais, apresentar...
tracking img