Entrevistas com professor de ontem e de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Iremos aqui analizar o modo como o ensino tem se dado no monento atual e como foi realizado num monento passado tentando assim comparar as diferenças desse ensino.Pretendemos com esse estudo e com o entendimento das pesquisas realizadas com as duas pedagogas abaixo relacionadas distisguirmos melhor as diferenças de aprendizado passado e presente para um mehor aprendizado futuro.Esperamos com isso termos compreendido e assimilado bem o conteúdo disciplinar dessse primeiro periodo tao prazeiroso e curto.























AS DIFERENÇAS EDUCACIONAIS NA SOCIEDADE

Começaremos nosso trabalho apresentando as respostas das pedagogas entrevistadas Andresa Silva Resende 26 anos e Marli Pinheiro Pimentel 40 anos.
Como você realiza seu trabalho emsala de aula(utiliza livro didático,recursos tecnológicos,apostilas,metodologias...)?
Sr Andresa:” Meu trabalho requer muita pesquisa para poder alcançar os objetivos do meu planejamento, tendo em vista que trabalho em uma escola especial. Por isso utilizo muito a internet, apostilas e livros que especifiquem a deficiência do aluno e a melhor estratégia de ensino do mesmo. O trabalho ocorre demaneira diversificada e nem sempre que uma atividade atinge um aluno é significativa para os outros .”
Sr Marli:”O trabalho em sala de aula deve ser dinâmico,criativo e de forma a estimular a aprendizagem. Para isso, o professor deve lançar mão de recursos tecnológicos e metodologias variada, fazendo sempre avaliaçao da sua prática.”
Seu método de trabalho se aproxima do tradicional ou dohistórico crítico?
Sr Andresa”:Meu método de trabalho foge do tradicionalismo. È uma metodologia funcional, mais a meu ver nem sempre é eficiente .Quando se usa de outros recursos de aprendizagem que estimule o senso crítico do alunado, esse aprenderá de uma maneira contextualizada tornando assim a aprendizagem útil para o seu dia a dia.
Sr Marli”:Com certeza do histórico crítico.”
Em sua opinião quala função da escola?
Sr Andresa:”Formar cidadãos pensantes, e conseguir fazer com que aquilo visto em sala de aula faça sentido em sua vida fora da escola.”
Sr Marli:”Estimular a aprendizagem de conhecimentos diversos.”

Você acha que as mudanças econômicas e culturais existentes na sociedade modificarm o papel da escola?
Sr Andresa:”Com certeza. A sociedade capitalista consumista não temmais a formação familiar de épocas passadas, onde a mãe era responsável pelos deveres de casa e educação dos filhos e o pai era responsável pela economia do lar. Hoje tanto pai e mãe são responsáveis pela economia do lar e a escola se tormou a responsável pela educaçao dos filhos. A escola não tem somente a responsabilidade de formar cidadãos pensantes, mas também de educar eticamente e moralmenteseus alunos.”
Sr Marli:”Sim e não. Na verdade a sociedade de hoje exige da escola funções que continuam não sendo dela, mas que se fazem necessário no contexto em que se insere.Se hoje as famílias não educam seus filhos, a escola acaba por ensinar valores que deveriam vir de casa.”
Essas mudanças trouxeram impactos positivos ou negativos na forma de realizaçao do seu trabalho?
Sr Andresa :” Ameu ver ,toda essa nova era familiar trouxe mais impactos negativos pois hoje papel da escola e da família foi invertido. A família tranferiu a responsabilidade de educaçao dos filhos para a escola. O aluno ficou sem referencia e não reconhece o real papel da escola, desvalorizando toda a importância da aprendizagem que a escola oferece.”
Sr Marli:”Com certeza impactos negativos, já que a escolaacumulou funções que não lhe pertence.”

O que podemos observar com essas duas pesquisas é que apesar da diferença de tempo e até mesmo de espaço físico tendo em vista que uma delas leciona em um colégio especial, buscam, dentro da sua realidade e de suas capacidades fazerem de sua aula uma metodologia diferenciada fugindo assim do tradicionalismo. Pensamos ser assim que elas tentam transformar...
tracking img