Entrevista com assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Esta entrevista tem como objetivo, aprofundar temas abordados na disciplina de Serviço Social. Temas relacionados ao perfil dos sujeitos, as principais atividades desenvolvidas noexercício profissional, as dificuldades e facilidades de exercer a profissão, os direitos violados dos usuários, as principais expressões da questão social que ela intervêm e entre outros. Para tanto,entrevistamos a Assistente judiciária, que atua no Fórum.
A entrevista

A profissional se graduou em 1989 na 2° turma de Serviço Social. A profissional também possui especialização em gestão epolítica social. Ela atua há quase 21 anos, como assistente social. A escolha pelo curso foi pela curiosidade de saber como era a profissão. Foi influenciada por uma amiga e durante o curso se apaixonou,pois é uma profissão que defende seus ideais de igualdade.
O perfil dos sujeitos atendidos é de crianças, adolescentes mulheres e idosos em meio à pobreza, que sofrem violência psicológica, sexual,domestica e que sofre da negligencia de seus responsáveis. Também há sujeitos que procuram por situação de divórcio, conflitos familiares, guarda das crianças, acolhimento, adoção, atos infracionais,curatelas e tutelas.
O procedimento metodológico usado para a intervenção é diferenciado, pois é uma pericia social/estudo social que envolve os procedimentos de entrevistas, visitas domiciliares,consultas a outros laudos, contato com a comunidade e entre outros. Transformando-se em um laudo que seria o relatório, que serve como prova dentro de um processo.
Após alguns anos consegue-seestabelecer um distanciamento das problemáticas, mas sua maior dificuldade é de se manter firme perante os casos que os usuários, por exemplo, que sofrem de pedofilia, bullying, negligencia de seusresponsáveis e drogadição na infância. Mas com tudo, precisa ter um posicionamento ético, para não interferir nos procedimentos aplicados.
É habitual no seu cotidiano que a assistente social que atua no...
tracking img