Entreposto aduaneiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO DE ENTREPOSTO ADUANEIRO INTEGRADO AO SISTEMA LOGÍSTICO

REINALDO TOSO JÚNIOR
Mestre em Administração pelo Mestrado Profissional em Administração da UNINOVE

JOSÉ ANTONIO ARANTES SALLES
Professor Doutor do Mestrado Profissional em Administração da UNINOVE

Resumo
Neste trabalho, desenvolve-se um modelo estratégico de gestão da cadeia de suprimentos em um sistema de entrepostamentoaduaneiro para uma empresa prestadora de serviços de manufatura. Para tanto, são apresentados conceitos da gestão estratégica e logística, as características da empresa e as modificações necessárias para a implementação do modelo formulado com base nas diretrizes da empresa e na legislação aduaneira brasileira. As principais vantagens do modelo foram apresentadas com o objetivo de verificar osganhos econômicos e estratégicos na preparação da empresa para a competição global. Palavras-chave: logística; entreposto aduaneiro; sistema ERP; gestão da cadeia de suprimentos.

Abstract
An strategic model of supply chain management in a bond under customs control model for a contract manufacturer company is developed on this paper. To attend this purpose were presented concepts of strategicmanagement and logistics, some company’s features and the necessary changes to implement the presented model, based on the company’s directions and the Brazilian’s customs law. The main advantages and difficulties are presented to verify the economic and strategic returns in the process to prepare the company to the global competitive.

Key words: logistics; in bond under customs; ERP system;supply chain management.

1- A logística na globalização
A globalização pôs em evidência a gestão estratégica internacional, em que a disputa por mercados leva à melhoria dos serviços oferecidos ao cliente, redução dos custos, aumento da produtividade e maior desenvolvimento tecnológico. A globalização não só colocou os consumidores em contato com outros produtos, mas também levou as empresas aonivelamento tecnológico pela penetração da tecnologia em vários setores da sociedade. Em decorrência da globalização e conseqüente intensificação do comércio internacional, a gestão logística, como estratégia de vantagem competitiva (PORTER, 1986:260-263), vem ganhando cada vez mais importância e extrapola as fronteiras da empresa, numa lógica de integração de toda a cadeia produtiva, ou cadeia desuprimentos, hoje dispersa pelo planeta (DORNIER et al., 2000:371). O uso da logística internacional como ferramenta estratégica possibilita a geração de vantagens competitivas para as empresas que operam nesta arena global, conferindo mais flexibilidade à gestão integrada das suas redes produtivas, indo, deste modo, muito além da economia em fretes. (BOWERSOX e CLOSS, 2001:66) Isso representa,para a empresa, a possibilidade de diminuir o custo de capital em razão de o pagamento dos impostos ocorrer mais próximo do momento de produção e, conseqüentemente, do faturamento.

06

competividade às operações da empresa estudada. Segue-se, aqui, a tendência exploratória sobre fundamentos lógicos para sustentar o estudo de caso na sua validação final e não se mantém apenas um papelinformativo, mas desempenha-se também função interrogativa, com perguntas e propostas de solução na elaboração do modelo, viabilizadas por elementos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1996), que possibilitam, na resolução dos problemas, a tomada de consciência e a produção de conhecimento na formulação do modelo que propõe aumentar a competitividade e a flexibilidade.

3- Delineamento do problema
É possíveldividir a Logística de maneira grosseira (visto que a logística é integrada) em três módulos: aquisição > produção > expedição (DORNIER, 2000: 42; BOWERSOX e CLOSS, 2001: 44 e DAY, 1990: 170). Neste trabalho, analisaremos uma flexibilização no módulo de aquisição para matérias-primas importadas (componentes eletrônicos de elevado valor agregado). O maior desafio das empresas brasileiras fabricantes...
tracking img