Entorse tibio tarsica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: Entorse da Tíbio – Társica




RESUMO
Introdução
A articulação tíbio-társica é a articulação distal do membro inferior. A articulação propriamente dita é constituída portrês ossos, a tíbia, o perónio e o astrágalo. Esta articulação é considerada uma trocleartrose, ela condiciona os movimentos da perna em relação ao pé no plano sagital, e tem extrema importância namarcha. Trata-se de uma articulação muito “fechada”, que tem limitações importantes, visto que quando está em apoio monopodal suporta todo o peso do corpo. (1)
Existe uma grande frequência deproblemas da tíbio-társica que estão directamente ligados com a estrutura do pé, devido à grande necessidade de sustentar grandes forças de stress, grandes pesos e às múltiplas funções que o pé tem derealizar. (1)
A entorse da tíbio-társica é das lesões mais comuns tanto na população em geral como no caso dos desportistas, sejam eles ocasionais ou de alta competição, representando cerca de 75% daslesões que ocorrem na tíbio-társica. Estima-se que afecte cerca de um milhão de pessoas. (1)

Descrição do caso:
O utente em causa tem 18 anos, jogador de futebol. Sofreu uma lesão a nível da tíbio– társica (entorse em inversão) a 12 de Maio de 2012, durante um jogo de futebol, numa disputa de bola.

Resultados:
Segundo os resultados obtidos conclui-se que o utente apresenta uma limitaçãode movimento a nível do pé direito e também falta de força. (1)

Discussão:
Depois dos resultados obtidos verificou-se a limitação de movimento a nível do pé direito, contudo, no decorrer dotratamento constatou-se melhorias significativas, nomeadamente na amplitude do movimento activo e passivo e também no aumento da força muscular.

Palavras-chave: tíbio - társica, entorse, sintomas etratamento.

Revisão da literatura
As articulações do pé envolvem os ossos do tarso, metatarso e as falanges. (2)
As articulações mais importantes são a articulação médio-társica (articulações...
tracking img