Entendimento do enfermeiro quanto ao eletrocardiograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução


Willen Einthoven, em 1902, idealizou um aparelho para registrar as correntes elétricas que se originavam no coração, surgia o eletrocardiógrafo e o eletrocardiograma. A mais de 100 anos de sua idealização o eletrocardiograma é a ferramenta essencial para a avaliação cardíaca e considerando também a elevada freqüência com que é solicitado, tanto nas unidades de terapiaintensiva, unidades clínicas e cirúrgicas. O eletrocardiograma (ECG) é uma representação gráfica da atividade elétrica do coração, registrada em papel milimetrado que nos dá um registro dessa atividade (Dale. D, M.D.72).

Aos enfermeiros (as) de unidades de terapia intensiva cabem várias atribuições, dentre as quais: controle rigoroso de sinais vitais, observação e comunicação de achados clínicos,realização de exame físico rigoroso, monitorização de dados clínicos e laboratoriais, controle do nível de consciência, observação de freqüência cardíaca e alterações do traçado eletrocardiográfico, a fim de prevenir complicações. (KNOBEL, E. 1999).

Apartir destas considerações e baseando em nossas experiências profissionais percebemos que é de suma importância que o profissional de enfermagemcompreenda o ECG e suas implicações clínicas, afim de agilizar e otimizar o atendimento e tratamento do cliente.

A maioria das enfermeiras (os) - assim como profissionais de outras áreas da assistência à saúde - não aprende muito sobre eletrocardiograma durante a formação acadêmica. Entretanto, quem enfrenta o cotidiano das profissões de saúde, em praticamente todas as suas especialidades, nãopode deixar de ter um conhecimento básico sobre eletrocardiograma e suas implicações práticas. (LINDA S. BOAS et al; 2005).

Com base nisso, sabemos que a grande maioria dos enfermeiros (as) não sabe e nem tem interesse em aprender a interpretar o ECG por pensar que isso não faz parte de sua rotina de trabalho.

Constata-se com freqüência que a enfermeira (o) assume um papel de cumpridora deordens médicas, no que se refere à administração de antiarrítmicos, com domínio limitado dos conhecimentos relacionados aos mecanismos geradores das arritmias, e a ação das drogas administradas, o que dificulta seu desempenho, na busca de competência e autonomia.
( FABIANE SAMPAIO et al; 1990)

Inquietadas com a situação vivenciada despertamos o interesse paro o desenvolvimento deste trabalhocom o objetivo de avaliar o conhecimento do profissional enfermeiro quanto a compreensão dos elementos gráficos do ECG e sua relação com a atividade elétrica do coração.

Justificamos a relevância desta pesquisa em vários aspectos, no entanto, do ponto de vista assistencial é onde se percebe a sua maior importância, pois não há como o paciente não se beneficiar, já que o atendimento seráagilizado logo após a realização do ECG. A enfermeira identificará se há alguma alteração no traçado e avisará logo que imediato ao médico para dar inicio ao tratamento.

No campo da pesquisa, vislumbra-se a perspectiva estatística da aprendizagem do profissional por considerar o ECG com um conteúdo básico na formação do enfermeiro.


O enfermeiro (a) deve incorporar uma crítica do saber aliado aoconhecimento profissional, enaltecendo os aspectos primordiais da profissão: a vocação, o acolhimento, o cuidado e a educação. A imagem da submissão e obediência que acompanham a enfermeira ao longo da historia pode ser mudada, com a atualização e qualificação profissional. A aplicação plena da prática no cotidiano é a concretização do saber-fazer em enfermagem e aumenta a sua consciência deresponsabilidade nas esferas: social, profissional e pessoal na prestação da assistência de qualidade. (RIBEIRO, A.; BORENSTEIN, M; 2005).

A necessidade da atuação de uma equipe multiprofissional no âmbito hospitalar deve ser integrada, tendo o enfermeiro papel fundamental por liderar o maior grupo de profissionais envolvidos na assistência. Alem de coordenar, treinar e supervisionar a equipe de...
tracking img