Ensino multisseriado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO




EXPERIÊNCIA DOCENTE

Tamires Teixeira
Profª Maristela Silva Souza
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 9561) – Estágio Anos Iniciais do Ensino Fundamental
09/12/11



1 INTRODUÇÃO

É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentesentre si, quem forma se forma e re-forma ao for-mar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não é transferir conhecimento s, conteúdos nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem àcondição de objeto, um do outro. (FREIRE, 1996, p. 12).



O presente memorial deste estágio foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto, com a turma do 2º ano B, regida pela professora Daiana Barni.

Baseou-se na continuidade das aulas ministradas pela docente efetiva da escola, mas com alguns detalhes que iam além do material didático oferecido pela instituição deensino. Fez-se uso de atividades pré-selecionadas e materiais confeccionados pelas estagiárias Tamires e Amanda.

Os estágios de regência constituem-se numa das etapas fundamentais da formação de professores. Trata-se de um momento no qual o estagiário vivencia todas as ações a serem executadas, por ocasião de sua inserção no mundo profissional. Primeiramente, faz a análise de seupúblico-alvo, com o intuito de identificar necessidades e definir objetivos. Num segundo momento, seleciona os conteúdos a serem ministrados, reflete sobre a metodologia e o sistema de avaliação. E, por último, coloca em prática o programa elaborado.




2 MINHA EXPERIÊNCIA DOCENTE

A semana de observação do estágio foi muito importante porque se pôde fazer uma avaliação de todo o contexto daescola como gestão, coordenação, professores e alunos contribuindo assim, para aplicação posterior do trabalho. Conhecendo o espaço da escola e da sala de aula foi conseguido fazer um breve diagnóstico dos alunos, percebendo o contexto em que os mesmos estão inseridos. A observação é componente essencial para a intervenção no estágio.

“O estágio é uma fase de contato eintervenção com a prática escolar. Neste processo o diagnóstico permite ao estagiário sentir a escola; sua estrutura, sua organização e seu funcionamento. O diagnóstico consiste no levantamento de dados e informações para se ter uma visão de conjunto das necessidades e problemas da escola e facilitar alternativas de soluções”. (ALMEIDA 1992, p. 22).

Através desse referencial teórico e material comparâmetros do Curso de Pedagogia da UNIASSELVI, foi possível realizar o Estágio de observação, nos dias 01 e 02 de setembro de 2011, na Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto.

A turma que escolhemos para o nosso estágio foi o 2º ano B vespertino, constituída por 18 alunos. Esta sala possui ambiente grande e arejado, mas observou-se que a relação professor/aluno, aluno/professor é poucorespeitosa. A turma é bastante agitada e percebe-se que alguns deles não possuem limites, o que acaba tumultuando o relacionamento dos mesmos.

Durante o período que estivemos em convívio com o corpo docente e discente da escola para efetuar o estágio em sala de aula, foi possível sentir o quanto é aproveitável estar em constante ato de aprendizagem e desenvolvimento de estratégias, semprebuscando alcançar os objetivos planejados.

A entrevista da docente que é responsável pela turma esclareceu os pontos relacionados aos alunos daquela classe, retratou-os de uma forma prática comentando sobre as dificuldades encontradas em classe e possíveis expectativas. Pois a mesma se mostrou compromissada para construir um ambiente adequado e capaz de transmitir a seus alunos a...
tracking img