Ensaios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio de tração: procedimentos normalizados

Introdução

Hoje em dia é comum encontrar uma grande variedade de artigos importados em qualquer supermercado e até mesmo em pequenas lojas debairro: são produtos eletrônicos japoneses, panelas antiaderentes francesas, utilidades domésticas com o inconfundível d e s i g n ita- liano e uma infinidade de quinquilharias fabricadas pelos chineses.Isso sem contar os veículos americanos, coreanos, russos etc., que de uma hora para outra invadiram nossas ruas e estradas. Por outro lado, os setores exportadores brasileiros também vêm conquistandoespaço no comércio internacional.
A crescente internacionalização do comércio de produtos põe em destaque a importância da normalização dos ensaios de materiais. Qualquer que seja a procedência doproduto, os testes pelos quais ele passou em seu país de origem devem poder ser repetidos, nas mesmas condições, em qualquer lugar do mundo.
É por isso que essa aula será dedicada ao estudo danormalização direcionada para o ensaio de tração. Você ficará sabendo quais são as principais entidades internacionais e nacionais que produzem e divulgam as normas técnicas mais utilizadas pelos laboratóriosde ensaios. E saberá também o que dizem algumas normas que fornecem especificações sobre corpos de prova.

Confiabilidade dos ensaios:

Os ensaios não indicam propriedades de uma maneira absoluta,porque não reproduzem totalmente os esforços a que uma peça é submetida, em serviço.
Quando realizados no próprio produto, os ensaios têm maior significado, pois procuram simular as condições defuncionamento do mesmo. Mas na prática isso nem sempre é realizável. Além disso, os resultados assim obtidos teriam apenas uma importância particular para aquele produto.
Para determinarmos aspropriedades dos materiais, independentemente das estruturas em que serão utilizados, é necessário recorrer à confecção de corpos de prova.
Os resultados obtidos dependem do formato do corpo de prova e do...
tracking img