Chuvas acidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO
O jornalista Cásper Líbero, um milionário que fez fortuna no início do século XX no setor de imprensa, é o idealizador e fundador do evento. Sua ideia original era utilizar a corrida como meio de promoção de seu jornal. A Corrida de São Silvestre teve início no ano de 1924, mais precisamente no último dia do ano - 31 de dezembro. O jornalista Cásper Líbero trouxe a idéia daFrança, onde assistiu uma corrida noturna na qual os competidores carregavam tochas. Inicialmente apenas os homens podiam participar e o vencedor daquele ano foi Alfredo Gomes, atleta do Clube Espéria. A primeira corrida contou com a participação exclusiva de paulistanos. No ano seguinte já participaram atletas do interior de São Paulo e logo corredores de outros Estados também passaram a competir. Ospaulistas, porém, venceram a corrida por 16 anos seguidos!
A corrida seguiu assim, disputada apenas por homens e brasileiros, até a sua 20ª edição, em 1945. Naquele ano foram convidados atletas chilenos e uruguaios. A partir de então, a corrida foi aberta para atletas do mundo todo e passou a ser chamada de Corrida Internacional de São Silvestre. Em 1975, outra grande virada. Inspirados no AnoInternacional da Mulher, institucionalizado pela ONU, os organizadores da São Silvestre abriram a corrida para a participação feminina. A primeira mulher a vencer a São Silvestre foi a alemã Christa Valensieck. Durante muitos anos as mulheres correram ao lado dos homens, porém, com classificação diferenciada. As estrangeiras dominaram a São Silvestre durante longos 20 anos. Talvez a mais conhecidae que tenha o maior destaque tenha sido a portuguesa Rosa Mota, que subiu ao pódio em três ocasiões – 1989, 1990 e 1992. A corredora Carmem de Oliveira escreveu seu nome na história da corrida ao ser a primeira brasileira a vencer a competição, em 1995.

II. DESENVOLVIMENTO
II.1- CORRIDA
Corrida é uma competição de velocidade. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menorperíodo de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se apliquem.
A corrida pode ser definido como um dos três meios de transporte humano. Os outros dois bem sucedidos e com 100 km de capacidade são o andar ou marchar - o mais lento - e o saltar - o mais rápido.
Como características pode dizer-se que ao andar oumarchar os dois pés estão em contacto com o chão, aocorrer só um pé está no chão e ao saltar os dois pés estão no ar.
Correr
Na corrida, usa-se capacidades físicas como: Velocidade, força, resistência, Agilidade, equilíbrio

Usando diretamente os pés
Tais como a corrida a pé ou jogging, a orientação, a corrida de obstáculo, assim como a patinagem ou o esqui.

Usando meios exteriores
Todas as outras formasque se podem classificar como sendo corridas de - que além de serem efetuadas com a ajuda de objectos exteriores o desportista está dentro ou em cima do objecto - como é o caso nas corridas legais e de crianças de menores de 18 anos'Mas com um prensamento de adulto bem sucedido para poder saber oque fazer em uma competição séria' de: bicicleta (estrada, BTT), moto (GP, moto-cross), automóvel (F1,rali), barco (remo, vela, motor), corrida de cavalos, etc. 

Correr de mais!
Há duas excepções notáveis nas corrida diferente ecriativa de ..., trata-se da corrida de patins onde o desportista não está dentro demas se limita a utiliza-los nos pés, e a corrida de galgos onde são os galgos que correm e não nós e sim para os outros! 
Exemplos de tipos de corrida
Usando os pés
* Corrida a pé oujogging, Trekking, Maratona
* Orientação
* Corrida de obstáculos
* Esqui - patins
Usando meios exteriores
* Bicicleta - Bicicleta de estrada e corrida, BTT
* Moto - Moto de desporto, moto-cross
* Automóvel - Fórmula 1, Rali
* Barco - Remo, vela, motor
* Com animais - corrida de cavalos, corrida de camelos

II.2 - A CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE
A Corrida...
tracking img