Ensaio sobre grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ULBRA – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE PSICOLOGIA
INTERVENÇÃO EM GRUPOS

PROFESSORA GRASIELA WERBA






JUSSARA FERREIRA FORTES







ENSAIO SOBRE GRUPOTERAPIAS DE FAMÍLIAS DE HOMOSSEXUAIS













Torres

2011/2








ENSAIO SOBRE GRUPOTERAPIAS DE FAMÍLIAS DE HOMOSSEXUAIS



O presente ensaio apresenta como a terapia em Grupopode auxiliar as famílias com filhos homossexuais, darem conta de seus conflitos quando tomam conhecimento da orientação homoafetiva de seus filhos.

Ao iniciar a revisão sobre esse tema, encontrei o GHP (Grupo de Pais de Homossexuais) que foi a primeira ONG brasileira que tem como sua principal função acolher pais que desconfiam ter ou têm filhos homossexuais. A ONG fornece aos pais um ambienteseguro, para que eles possam discutir sobre o assunto com pessoas que vivenciam o mesmo conflito.

Fala-se muito sobre o conflito que os jovens passam quando resolvem assumir sua homossexualidade, porém pouco se fala sobre como sua família se sente a respeito. A fundadora da GHP criou essa ONG quando se deparou com esse conflito dentro de sua casa.

A fundadora da ONG é Edith Modesto que éescritora, professora universitária, mestra em doutorado em Semiótica francesa pela USP, terapeuta e especialista em diversidade sexual e questão de gênero e escritora de ficção juvenil. Ao descobrir em 1992 que seu filho caçula era homossexual, viu-se muito só, sem ter com quem dividir suas angústias, buscou outra mãe como ela para conversar e não encontrou. Iniciou então sua pesquisa sobrediversidade de orientação sexual em 1997, formou então um pequeno grupo de mães de homossexuais, com a intenção de proporcionar a essas mães, o que ela não teve alguém para dividir os conflitos que essa descoberta trás para essas famílias.

Esses encontros ocorriam em sua casa e era formado por quatro mães apenas, em 1999 foi fundado o grupo virtual e o GHP começou a se expandir, devido á divulgaçãode sua existência na mídia. Em 2005 o grupo ganhou o apoio voluntario do psicólogo Klecius Borges, o único especialista em terapia afirmativa no Brasil.

Esse e Grupo Terapêutico de acolhimento e auto-ajuda, exclusivo para pais e mães de homossexuais, atualmente contam com seis mães facilitadoras, com encontros presenciais e virtuais, atuam em São Paulo (capital), Bragança Paulista (SP), Minas,Rio, Santa Catarina e Paraná.

Outro grupo que encontrei foi o criado por uma equipe de pesquisadores em diversidade sexual, eles perceberam que a temática da família vinha na verbalização dos indivíduos como uma preocupação, pois os mesmos estavam propondo uma família diferente do modelo tradicional. Foi criado então o grupo VIDEVERSO – Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual. Esse grupoe composto por psicólogos, professores, pós-graduandos e estagiários de psicologia que possuem como objeto de trabalho e estudo as questões relacionadas á diversidade sexual.

O VIDEVERSO estruturou uma modalidade de intervenção sob forma de grupo de apoio, com uma proposta de intervenção nomeada Grupo de Pais e Mães de Pessoas com Vivência Homossexual. O objetivo desse grupo e dar acolhimentoaos pais, além de proporcionar a família conhecimento sobre a diversidade sexual, criando um espaço de discussão e formas de lidar com a sexualidade dos filhos. A funcionabilidade do grupo se dá através de encontros semanais com uma hora e meia de duração. As reuniões são coordenadas por um psicólogo. Esses encontros possibilitam aos pais um espaço de reflexão e discussão sobre a experiência dapaternidade e maternidade com filhos homossexuais. E um espaço de sensibilização sobre o tema, visando diminuir a intolerância e criando também uma rede de apoio social para essas famílias. São os participantes que escolhem os assuntos a serem abordados, são selecionados de forma que desperte interesse dos participantes. Os coordenadores utilizam outros recursos para dinamizar os encontros tais...
tracking img