Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise do ensino da teoria da contabilidade
O conceito de ativo é apresentado como o conjunto de bens e direitos de uma entidade ou como as aplicações de recursos de uma empresa e ensinadiscussões, como a definição adequada para o termo de ativos.
Os ativos são na sua essência, reservas de benefícios futuros, que são obtidos ou controlados por uma entidade em conseqüência detransações ou eventos passados. Sendo que, de acordo com o FASB, a incorporação de um benefício futuro provável aparece como característica essencial dos ativos. Caso não apresente tal propriedade, o FASB,igualmente apresenta a idéia de benefício futuro relativo á sua conceituação de ativo, destaca que o ativo é um recurso controlado pela empresa, resultante de eventos passados, no qual se espera geraçãode benefícios econômicos futuros.
Os passivos foram, por muitos anos, o filho ignorado da contabilidade. Porém as circunstâncias têm forçado uma mudança de postura. Os passivos, atualmente,assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações de empresas.
O conceito de passivo tem acompanhado a evolução das discussões científicas e tem passado por mutações relevantesna busca para refletir a realidade. Uma limitação deste conceito é o passivo apenas como um serviço a ser prestado, quando, na verdade, o mesmo pode está ligado á entrega de um ativo. A definiçãovoltada á identificação voltada ao lucro permeia o pensamento da época em que os conceitos foram severamente influenciados pela crise mundial.
O passivo representa as obrigações que uma entidadeassume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços a essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passado ou no presente, no entanto, devem serliquidadas no futuro. Contudo essa definição ainda se apresenta limitada, pois conduz a idéia de que o passivo é apenas decorrente de transações.
A conquista ou perda de um monopólio ou de uma...
tracking img