Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS JUNTURAS
Artrologia Gr. Artron JUNTURA = meio de união entre as partes rígidas do corpo do animal, com o objetivo de formar o esqueleto. PARTES RÍGIDAS = ossos e cartilagens. Funções da articulação - União entre as partes - Movimento Todas permitem união, nem todas permitem movimento As junturas que permitem movimento são as articulações propriamente ditas, ou junturassinoviais. CLASSIFICAÇÃO DAS JUNTURAS 1. FIBROSAS (Sinartroses) Gr. SINA = UNIÃO O meio de união é o tec. conj. fibroso e são classificadas de acordo com a localização. 1.1 Suturas Crânio. Dependendo da forma das bordas de união são de 3 tipos: 1.1.1 Planas: bordas retilíneas (sutura internasal) 1.1.2 Escamosas: forma de bizéu (processo frontal do zigomático) 1.1.3 Serreadas: forma de serra (suturainterfrontais) No feto a maioria das suturas é de tec. conj. fibroso o que facilita o crescimento e o parto. 1.2 Sindesmoses Fora do crânio. Cartilagens costais, união entre os MTC’s e MTT’s dos equinos e caninos. Com a idade podem sofrer sinostose. Sinostose é o processo de ossificação de suturas que ocorre no animal adulto. 1.3 Gonfoses Entre o dente e o alvéolo. Nos ruminantes permite um certograu de movimento. Essa movimentação recebe o nome de gonfíase e ocorre apenas nos incisivos. 2. CARTILAGINOSAS (Anfiartroses) Cartilagem hialina ou fibrosa 2.1 Sincondroses (cart. hialina) mandíbulas de ruminantes disco epifisário esfeno-occipital 2.2 Sínfises (cart. fibrosa) sínfise pelvina interesternebrais discos intervertebrais Também podem sofrer sinostose 3. SINOVIAIS (Diartroses) Espaçoentre os ossos que se articulam é preenchido pela sinóvia ou líquido sinovial. A união permite grande capacidade de movimento. Os elementos essenciais de uma juntura sinovial são 5: 1. cápsula articular: possui duas túnicas, uma que se continua com a camada externa e outra que se continua com a camada interna do periósteo. A túnica externa é fibrosa, reforçada pelos Resumo Anatomia Veterinária 12. 3.

4.

5.

ligamentos capsulares e a túnica interna é sinovial (lisa e brilhante). cavidade articular: encontra-se preenchida pelo líquido sinovial. cartilagem articular: geralmente cart. hialina. Reveste as superfícies articulares dos ossos, reduzindo a pressão e o atrito exercidos. Comumente tendem a acentuar a curvatura do osso. membrana sinovial: é a túnica interna, lisa ebrilhante, da cápsula articular, sendo altamente inervada. líquido sinovial (sinóvia = clara de ovo). É transparente e viscoso, composto de mucinas. Nutre a cartilagem hialina, que não é vascularizada e mantém coesas as superfícies articulares.

Os elementos acessórios de uma juntura sinovial são 5: 1. Ligamentos Faixas de tecido fibroso que auxiliam a união dos segmentos articulares. Os ligamentoscapsulares são espessamentos da cápsula articular, os ligamentos extracapsulares estão fora da cápsula articular e os ligamentos intra-articulares estão no interior da cápsula articular. 2. Discos (ATM) e meniscos (Joelho) Estão interpostos entre duas superfícies articulares e têm como função amortecer a aumentar a congruência das superfícies em questão. São bicôncavos. 3. Coxins Almofadas,constituídas de tecido adiposo revestidas parcialmente por membrana sinovial. Ex. coxim adiposo infrapatelar. 4. Lábios Projeções cartilaginosas que aumentam a profundidade das articulações, evitando fraturas nas bordas. Ex. entre o acetábulo e a cabeça do fêmur (lábio acetabular) e entre a escápula e o úmero (lábio glenoidal). 5. Bolsas Sinoviais (Bursas) São fendas no tecido conjuntivo entre os músculos,tendões, ligamentos e ossos. São constituídas por sacos fechados de revestimento sinovial. Facilitam o deslizamento de músculos ou de tendões sobre proeminências ósseas ou ligamentosas. MOVIMENTOS EXECUTADOS JUNTURAS SINOVIAIS PELAS

Gustavo L. Sales

Medicina Veterinária – UFLA 2009

1.

Angulares (aumentam ou diminuem o ângulo entre os segmentos) 1.1 Flexão (diminui o ângulo) 1.2...
tracking img