Ensaio psicologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito e introdução

As teorias motivacionais basicamente partem da premissa que há uma energia interna no ser humano, um impulso ou um desejo, que o direcionam a um objetivo ou meta a ser alcançado. Motivação é uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano. A motivação organizacional é o processo responsável pela intensidade, direção, persistência,buscando o máximo do rendimento profissional. O tema do nosso ensaio é o comportamento motivacional nas organizações e suas implicações. O estudo desses comportamentos pode ajudar na gestão das organizações, na produtividade das empresas e no bem estar social dos integrantes da mesma.






























Objetivo

O objetivo desse ensaio é refutar a idéia deque a motivação financeira é o principal fator motivacional numa empresa. Com base nos livros citados na referência bibliográfica, concluímos que as empresas devem identificar quais fatores motivam os funcionários, e criar abordagens distintas para os indivíduos de um mesmo grupo ou setor organizacional que viabilizem o crescimento individual desses trabalhadores.Apresentação das teorias motivacionais e seus valores empíricos

Teoria de Mayo
Nas décadas de 1920 e 30, Elton Mayo, desenvolveu um movimento das relações humanas, que se preocupa mais com o ser humano, com os trabalhadores, as suas necessidades e desejos e com a existência de grupos informais dentro de uma organização. Seu modelo baseou-se na pesquisa do comportamento e das atitudesdos trabalhadores. Este modelo foi a primeira tentativa de inserção de estudos sobre as relações sociais dentro de uma organização. Mayo comprovou que a produtividade aumenta à medida que os trabalhadores consigam :
• Um sentimento maior de valor pessoal
• Participação nas decisões que afetavam o seu trabalho
• Ter um envolvimento no próprio trabalho
• Sentir-se mais seguros emseu trabalho devido ao sistema permissivo e amistoso do experimentador
• Ter a oportunidade de ganhar mais dinheiro, devido ao sistema de recompensa como incentivo ao grupo.

Teoria de Maslow
A teoria de Maslow afirma que há uma hierarquia de necessidades progressivas, e que só se chegaria ao ápice da cadeia, se todas as necessidades anteriores fossem realizadas. São cinco asnecessidades básicas, segundo Maslow: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, estima e auto-realização, em ordem de realização.
























Fonte: http://senacrs.spaceblog.com.br/17052/MOTIVACAO-ORGANIZACIONAL/

• Necessidades fisiológicas: São as necessidades básicas do ser humano e as mais comuns. “Significa que quando a pessoa está carente de tudo navida, em uma situação extrema, é muito mais comum que as necessidades fisiológicas sejam sua motivação principal”. (AGUIAR, 1984, p. 145) Há como exemplos as seguintes necessidades: fome, sede e sexo. Quando um indivíduo está com carência em diversas necessidades (fome, insegurança, sem amor, e baixa auto-estima), ele procurará alimento antes de tentar satisfazer todas as outras necessidades.• Necessidades de segurança: Como todas as necessidades seguem uma hierarquia quanto a sua importância, essa necessidade apenas será satisfeita após satisfazer as necessidades fisiológicas. “Quando essas são as necessidades não satisfeitas (de nível mais baixo), elas dominam o indivíduo, cujas capacidades se voltam para sua satisfação”. (AGUIAR, 1984, p. 146) tal necessidade subentende-se:estabilidade, proteção, ausência de medos e de ameaças e ausência de ansiedade.

• Necessidades Sociais: Essa necessidade torna-se difícil de ser satisfeita uma vez que vivemos em um período de globalização e possibilidade de mudanças de status social. Este patamar da pirâmide compreende as necessidades de relacionamento, de pertencer a algum grupo social, de afeição e de amor.

•...
tracking img