Ensaio do poema de jorge de lima, “o poema do nadador”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Federal da Paraíba
Campus I – João Pessoa - CCHLA

Curso de Letras – Habilitação em Língua Inglesa


Ensaio do poema de Jorge de Lima, “O Poema do Nadador”

Aanálise que será apresentada sobre o “Poema do Nadador” tem por objetivo explicar os aspectos mais complexos, e principalmente o ritmo, que tem um papel preponderante do início ao final, além de figuras delinguagens, na perspectiva de compreensão da mensagem implícita que o poema oferece. Desta forma o poema nos remete ao nosso cotidiano com suas advertências sobre a água e seus mistérios. O poetaJorge de Lima procura colocar nesta obra suas influências literárias, como estilos parnasianos, regional, barroco, religioso, que são visíveis em quase todas suas obras. Desta forma entenderemos melhoras ondulações no poema.
O eu lírico deste poema comporta-se de forma reflexiva, e essa reflexão é usada com o objetivo de enaltecer as advertências acerca dos perigos que a água pode trazer.Esta mensagem é passada de forma muito sensível, pois a água aqui não é apenas uma forma líquida, é também subjetiva em seus aspectos quase que humanos como sentidos, e aspectos ligados a personalidadehumana. Isto pode ser detectado com as figuras de linguagens, como no verso (A água é falsa, a água é boa) ou (A água é mansa, a água é doida). A antítese emprega a idéia de contraste, ou seja, algoparadoxal. Conectada a ela está o ritmo, que chega aos nossos ouvidos intencionalmente para render o leitor através das ondulações sonoras.
O aspecto binário do ritmo neste poema é notado emquase todos os versos, a ascendência e a descendência podem ser vistas nas variações da água recitadas no verso (A água sobe, a água desce). Este efeito é necessário para entendermos as mensagensimplícitas por trás da subjetividade dos versos. Não poderíamos ler ou recitar o poema de forma fria como quem lê um texto cientifico, teremos que entender os conceitos de Bakhtin para transfigurar a...
tracking img