Ensaio de impacto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 2
Revisão Bibliográfica 3
Materiais e Métodos 4
Resultado e Discussões 5
Conclusões 6
Referências Bibliográficas 7Introdução
O objetivo da aula prática foi mostrar a importância do ensaio charpy para os materiais, já que usamos o ensaio para verificar a resistência de umdeterminado material submetido a uma força de impacto. Analisando o tipo de fratura e a carga que foi absorvida pelo corpo de prova





















Revisão Bibliográfica
Oteste Charpy é um dos métodos para determinar a resistência dos materiais quando submetido a uma carga de impacto. O objetivo principal é medir a quantidade de energia absorvida pelo material durantea fratura. São essenciais para garantir a segurança, confiabilidade e qualidade dos mais diversos materiais. É muito utilizado no setor automobilístico, de aeronaves e em peças específicas utilizadasna indústria. A principal vantagem do teste Charpy é a simplicidade e o baixo custo e o tamanho reduzido do corpo de prova.
O ensaio é realizado por um pêndulo de impacto. O corpo de prova é fixadoem um suporte, na base da máquina. O martelo do pêndulo - com uma borda de aço endurecido - é liberado de uma altura pré-definida, causando a ruptura do corpo em teste. A altura de elevação do marteloapós o impacto, em comparação com a anterior, dá a medida da energia absorvida pelo corpo de prova. O teste pode ser conduzido em temperatura ambiente ou em temperaturas mais baixas para testar afragilidade do material em baixa temperatura.
Ilustração da maquina de ensaio Charpy







Materiais e Métodos
Materiais:
 Foi usado corpos de prova de 70 mm de comprimento
 Os entalhesforam feitos manualmente com uma lima, com profundidade de aproximadamente 2 mm
 Corpo de prova de aço ABNT 1020

Métodos:
 Deve-se soltar o pendulo sem o CDP para que possamos verificar a...
tracking img