Ensaio de impacto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC
IST TUPY



RELATÓRIO - ENSAIO DE IMPACTO
EM CORPO DE PROVA – AÇO 1020




Professor: Orlando Petri

Aluno: Leonardo Pagnoncelli Gava

Turma: EGM 151



Joinville2012 / 2ºsemestre.
1.0 OBJETIVO:

O trabalho proposto visa relatar as características de um corpo de prova de aço 1020 utilizando o ensaio de impacto de Charpy, obtendo assim informações importantes na área de projetos mecânicos e de construção civil.

2.0 INTRODUÇÃO:

Em qualquer projeto mecânico, construção civil, ou oriundo de outras áreas, tem como grandeimportância a realizações de ensaios ou experimentos que comprovem e acrescentem valores para o embasamento teórico, reduzindo assim possíveis desfalques e futuros problemas de projeto.

Neste trabalho será relatado o ensaio de impacto de Charpy onde veremos a capacidade de absorção de impacto de um entalhe na peça.
O ensaio ou teste de impacto Charpy foi desenvolvido em 1900 por SBRussell (1898, americano) e Charpy G. (1901, França). O teste tornou-se conhecido como o teste Charpy no início de 1900, devido às contribuições técnicas e os esforços de normalização por Georges Charpy . O teste foi fundamental para a compreensão dos problemas de fratura de navios durante a Segunda Guerra Mundial.

Hoje em dia, é utilizada em várias indústrias para ensaios de materiaisutilizados na construção de vasos de pressão e pontes e para determinar como a tempestade irá afetar os materiais utilizados nos mesmos.

3.0 EMBASAMENTOS TEÓRICOS:

Um dos ensaios que nos permitem estudar os efeitos das cargas dinâmicas é o ensaio de impacto. Este ensaio é usado para medir a tendência de um metal de se comportar de maneira frágil. O choque ou impactorepresenta um esforço de natureza dinâmica, porque a carga é aplicada repentina, praticamente instantânea.
No impacto, não é só a força aplicada que conta, outro fator é a velocidade de aplicação da força que é exercida, onde associada com a velocidade traduz-se em energia. O ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida à açãode um esforço de choque de valor conhecido. O método mais comum para ensaiar metais é o do golpe, desferido por um peso em oscilação, correspondente ao martelo pendular. O pêndulo é levado a certa posição, onde adquire uma energia inicial - (energia potencial gravitacional).
Ao cair, sua energia potencial é convertida em energia cinética, ganhando assim velocidade para atingir e romper ocorpo de prova por completo. A sua trajetória continua até certa altura, que corresponde à posição final, onde o pêndulo apresenta uma energia final.

EQUAÇÔES DA FÌSICA:

(Energia Cinética / Energia Potencial Gravitacional)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_Cinetical.

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades(SI), a unidade de energia adotada é o joule. Em máquinas mais antigas, a unidade de energia pode ser dada em kgf · m, kgf · cm ou kgf · mm. A máquina é dotada de uma escala, que indica a posição do pêndulo, e é calibrada de modo a indicar a energia potencial, como ilustra na imagem em seguida.

Imagem 01- Ensaio de CharpyFonte: http://www.artigonal.com/tecnologia-artigos/ensaio-de-impacto-1006632.html

Os resultados registrados pela máquina são derivados entre a diferença de altura inicial e a altura final, após o rompimento do corpo de prova, numa escala relacionada com a unidade de medida de energia, sendo essa, a energia absorvida pelo corpo de prova.

3.1 CARACTERÍSTICAS DO ENSAIO:

*...
tracking img