Catalisadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reacção, mas não é consumido ao longo desta.
Um catalisador aumenta a velocidade de uma reacção química, uma vez que baixa a energia deactivação (Ea) da reacção através da alteração do mecanismo reaccional, fornecendo assim um caminho alternativo que evita o passo lento que determina a velocidade da reacção não catalisada . Note-seque um catalisador apesar de modificar o mecanismo de uma reacção, não afecta a variação da energia de Gibbs (ΔG) da reacção global, dado que a energia de Gibbs é uma função de estado. Logo, umareacção termodinamicamente desfavorável não passará a ser favorável pela introdução de um catalisador. Uma outra característica importante de um catalisador é a sua selectividade, ou seja, a capacidade que ocatalisador tem de formar uma quantidade elevada do produto de reacção pretendido, limitando ao mínimo os outros produtos da reacção. Apesar de um catalisador não ser consumido no decorrer dareacção, acaba por ir perdendo a sua actividade, uma vez que, durante os ciclos catalíticos, vai sendo progressivamente destruído em reacções secundárias.
De acordo com a fase em que o catalisador seencontra, classifica-se como heterogéneo, quando se encontra numa fase diferente da dos reagentes, ou homogéneo, quando está na mesma fase que os reagentes. Os catalisadores heterogéneos são em geral sólidos,resistentes a temperaturas elevadas e têm a vantagem de serem facilmente separáveis dos produtos de reacção. Os catalisadores homogéneos têm como vantagem uma elevada selectividade, porém, como estãona mesma fase que os produtos de reacção, torna-se difícil separá-los, conduzindo à sua perda.
A natureza química dos catalisadores e a sua aplicação catalítica é muito diversa. No entanto, épossível fazer algumas generalizações. Os iões H+ são usados como catalisadores, sobretudo, para reacções que envolvam grupos OH (água, álcoois, etc.), incluindo a hidrólise e esterificação. Os metais...
tracking img