Utilitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Utilitarismo - Estado Liberal
Com as consequências, se tinha um Ambiente Equilibrado.
Primeiro pacto desta nova sociedade.
• As empresas deveriam pertencer a pessoasprivadas.
• A interferência dos governos, locais ou nacionais deve ser minimizadas no limite.
Competição (Crescer o mercado)
• Asubmissão do trabalhador pela “Mais – Valia”
Exploração dos trabalhadores.
Roubo (Lucro)
Sehouve algum tipo de regulamentação política consciente do crescimento e desenvolvimento das sociedades, ela obedeceu aos postulados do utilitarismo. O utilitarismo pregava a existência de umaprovidência divina que regulava a atividade econômica. “O nome não teológico dessa harmonia pré-ordenadora era o laissez-faire”. – a busca individual pelo lucro seria benéfica para a sociedade como um todona lógica do laissez-faire.
Utilitaristas tentaram reduzir a função do governo, pois se desejava mais liberdade para comprar terra, fazer investimentos, constituir indústrias e assalariartrabalhadores. Igualdade política e liberdade de iniciativa só eram obtidas através de limitações econômicas e restrições políticas. É o caso do monopólio das patentes que visam proteger os direitos do criador,mas impede o livre crescimento do mercado competitivo.
O Utilitarismo rejeita o egoísmo, opondo-se a que o indivíduo deva perseguir seus próprios interesses, mesmo à custa dos outros, e se opõe tambéma qualquer teoria ética que considere ações ou tipos de atos como certos ou errada independentemente das consequências que eles possam ter.
Século XVI: a indústria manual foi para o campo para seaproveitar da mão-de-obra barata e que não era protegida pelas guildas. Século XVII: indústrias têxteis inglesas se espalharam pelas cidades e aldeias, escapando de regulamentações urbanas como as...
tracking img