Ensaio de impacto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
______________________________________________________________________________________________

Fatec Sorocaba

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
TURMA: Fabricação Mecânica Turma 2. DATA: 27/11/2012.NOME: Michel Chakarski Antunes dos Santos. NÚMERO: FN121501. AULA: Materiais I Laboratório – Ensaio de Impacto Charpy.

INTRODUÇÃO:

(APROVADO



/

REFAZER



O ensaio de impacto revelao comportamento dos materiais segundo sua tendência de se comportar de uma maneira frágil. Mesmo sendo um ensaio ultrapassado, no sentido de que existem ensaios mais elaborados e mais representativos,usado devido sua simplicidade e sua rapidez, e também por ser um ensaio dinâmico que consiste na aplicação de uma carga instantânea sobre um corpo de prova, e na medida da energia necessária parafraturá-lo. Os corpos de prova são padronizados e possuem um entalhe onde ocorre à fratura, são retirados da própria peça, pois assim fornecem as propriedades do material do qual a peça é feita. Osmateriais podem ser classificados basicamente como:Frágeis, que apresentam pequena deformação, absorvendo pouca energia antes da ruptura ou dúcteis, que apresentam grande deformação, absorvendo muitaenergia antes da ruptura. Em outras palavras, no ensaio, quanto menor a energia absorvida, mais frágil será o comportamento do material, e vice versa.

OBJETIVO:

(APROVADO

Este experimentodetermina a velocidade e da energia de impacto de um corpo de prova com entalhe em U, obtendo a resistência ao impacto do mesmo, além da analise do tipo de fratura sofrida pela peça.



/

REFAZER□)

MATERIAIS E MÉTODOS:

(APROVADO

Aço 1045 comum, Aço 1045 temperado e Aço 1045 temperado e revenido. O corpo de prova fica apoiado na máquina de ensaio, e o martelo montado na extremidade de umpêndulo foi ajustado num ponto de tal maneira que a sua energia cinética no ponto de impacto tenha um valor fixo e determinado. O ponto de impacto entre um corpo de prova.



/

REFAZER...
tracking img