Engrenagem reta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• INTRODUÇÃO
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão emequipamentos motorizados. E isso é essencial porque, freqüentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torquenecessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena evelocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.
Mais uma coisa que as engrenagens fazem é ajustar a direção de rotação. Por exemplo, nodiferencial existente entre as rodas traseiras do seu carro, a energia é transmitida por um eixo que passa pelo centro do carro, o que faz com que o diferencial tenha de "deslocar" essa energia em90º, para aplicá-la sobre as rodas.
- Tipos de engrenagens: Retas, helicoidais, cônicas, hipóides, cremalheira, parafuso sem fim.
(Referência: Wikipédia e UOL ciência)
• ENGRENAGENS DE DENTES RETOSAs engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens. Elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos. Há situações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criargrandes reduções na transmissão. Engrenagens de dentes retos são utilizadas em muitos dispositivos, como a chave de fenda elétrica, as figuras que dançam, o aspersor oscilante, o relógio de corda, amáquina de lavar roupas e a secadora de roupas. Mas você não vai encontrar esse tipo de engrenagem no carro. Pois a engrenagem de dentes retos pode ser muito barulhenta. Cada vez que os dentes seencaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes.

(Referência: www.demec.ufmg.br)

- Nomenclatura:
i. Circunferência primitiva: é uma...
tracking img