Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caráter Social da Moral
Adolfo Sánchez Vásquez
A moral possui, em sua essência, uma qualidade social. Isso significa que se manifesta somente na sociedade, respondendo às suas necessidades e cumprindo uma função determinada. A nossa análise anterior do caráter histórico da moral e do progresso moral já destacou a relação entre a moral e a sociedade. Vimos, de fato, que uma mudançaradical da estrutura social provoca uma mudança fundamental de moral. Mas, falando em sociedade, devemos ter muito cuidado para não hipostasiá-la, isto é, para não considerar a sociedade como algo que existe em si e por si, como uma realidade substancial que se sustenta independenternente dos homens concretos que a compõem; a sociedade se compõe deles e não existe independentemente dos indivíduosreais. Mas estes também não existem fora da sociedade, quer dizer, fora do conjunto de relações sociais nas quais se inserem. Em cada indivíduo, entrelaçam-se de modo particular uma série de relações sociais, e a própria maneira de afirmar, em cada época e em cada sociedade, a sua individualidade tem caráter social. Há uma série de padrões que, em cada sociedade, modelam o comportamento individual:seu modo de trabalhar, de sentir, de amar, etc. Variam de uma sociedade para outra e, por isso, não tem sentido falar de uma individualidade radical fora das relações que os indivíduos contraem na sociedade.
Assim, não tem cabimento substantivar a sociedade, ignorando que esta não existe sem os indivíduos concretos; e também não se pode fazer do indivíduo um absoluto, ignorando que poressência é um ser social. A moral, como forma de comportamento humano, possui também um caráter social, pois é característica de um ser que, inclusive no comportamento individual, comporta-se como um ser social. Em que se revela esta sociaIidade? Vejamos três aspetos fundamentais da qualidade social da moral.
A) Cada indivíduo, comportando-se moralmente, se sujeita a determinados princípios,valores ou normas morais. Mas os indivíduos pertencem a uma época determinada e a uma determinada comunidade humana (tribo, classe, nação, sociedade em seu conjunto, etc.). Nesta comunidade vigoram, admitem-se ou consideram-se válidos certos princípios, normas ou valores, e, ainda que se apresentem sob uma formulação geral ou abstrata (válidos para todos os tempos e para o homem em geral), trata-se deprincípios e normas que valem segundo o tipo de relação social dominante. Ao indivíduo como tal não é dado inventar os princípios ou normas, nem modificá-las de acordo com uma exigência pessoal. Depara com o normativo   corno algo já estabelecido e aceito por determinado meio social, sem que tenha a possibilidade de criar novas normas segundo as quais poderia pautar a sua conduta prescindindo dasestabelecidas, nem pode tampouco modificar as existentes.
Nesta sujeição do indivíduo a normas estabelecidas pela comunidade se manifesta claramente o caráter social da moral.
B) O comportamento moral é tanto comportamento de indivíduos quanto de grupos sociais humanos, cujas ações têm um caráter coletivo, mas deliberado, livre e consciente. Contudo, mesmo quando se trata da conduta deum indivíduo, não estamos diante de uma conduta rigorosamente individual que afete somente ou interesse exclusivamente a ele. Trata-se de uma conduta que tem conseqüências, de uma ou de outra maneira, para os demais e que, por esta razão, é objeto de sua aprovação ou reprovação. Não é o comportamento de um indivíduo isolado; em rigor, de um Robinson não se poderia dizer que age moralmente, porqueos seus atos não se referem a ninguém. Os atos individuais que não têm conseqüência alguma para os demais não podem ser objetos de uma qualificação moral; por exemplo, o permanecer sentado durante algum tempo numa praça pública. Mas, se perto de mim escorrega uma pessoa e cai no chão sem que eu me levante para ajudá-la, o ato de continuar sentado pode ser objeto de qualificação moral (negativa,...
tracking img