Engenhharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – FATEC-SP

NOME: | FELIPE S. OLIVEIRA |
MATRÍCULA: | 08105152 |

AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS
* Características:
Os aços inoxidáveis ferríticos sãoestruturalmente simples, formados principálmente de ferro alfa e cromo, possui uma com pouca adição de outros elementos de liga, com destaque ao carbono e o nitrogênio.
Sua estrutura cristalina e Cúbica deCorpo Centrado (CCC), eo carbono e nitrogênio se apresentam como elementos intersticiais e precipitados de cromo.
Nas ligas puras de ferro e cromo, para teores até 13% e em temperaturas de 900 a 1200°Cocorre mudança e fase e presença de austenita, formando uma composição bifásica, conforme adicionamos elementos de liga, este campo pode aumentar.
O grande problema da formação de austenita, é que estaapós aquecimento e resfriamento rápido, tende a formar martensita, assim fazendo o material perder dutilizade e tenacidade. Sabendo que alguns elementos são estabilizantes de austenita como Manganêse Níquel, o aço fica com estrutura bifásica a temperatura ambiente, não caracterizando mais um aço inoxidável Ferrítico e sim um Duplex.
Assim concluímos que para teores de Cromo acima de 13% em ligaspuras e maiores pra outras ligas teremos um aço inoxidável Ferrítico sem tendência a formação de austenita em altas temperaturas.
Uma característica destes aços também a transformação magnética emligas com teores de cromo entre 45 e 50% formando a fase σ – isto é um composto duro e não magnético que gera perda de dutilidade e formação de precipitados, a temperatura crítica para formação destafase é de 470°C.
Outras características destes aços são: a granulação homogênea, são ferromagnéticos e não são endurecidos por tratamento térmico.
* Soldabilidade:
Estes aços possuem grãos homogêneosaté determinada temperatura, acima desta temperatura o crescimento de grãos é de ordem exponencial, pode-se adicionar alguns elementos de liga para controlar o crescimento de grão, um destes...
tracking img