Gestao de equipas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
No âmbito da disciplina de Gestão de equipas em Saúde, cuja docente é a professora Cristina Mesquita, solicitou um trabalho que consta como um dos elemento de avaliação do aluno no periodo de 1º Semestre do 2º ano do curso Gestão de Saúde.
O trabalho centra no tema “ liderança e motivação sob enfoque organizacional”.
Várias mudanças têm ocorrido ao longo do tempo nasorganizaçoes de modo a incentivar a produtividade e também em sequência a satisfação dos trabalhadores, de forma a gerar um ambiente no aspecto positivo na organização. As organizações perceberam que o ser humano no trabalho é mais complexo do que se esperava e passaram a fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância, porque apenas bons salários não eram mais suficientes. No entanto aspráticas de motivação e liderança estão sendo cada vez mais aplicadas nas organizações. Com isso nas organizações, passaram a compreenderem-se melhor , começou a haver uma certa liberdade nas decisões, ou seja, começaram a desenvolver aspectos motivadores.
Quem toma à frente para buscar essa motivação e o empenho das pessoas é o líder. Aqui a importancia também de uma boa liderança( ser umexemplo para a equipe, poder e eficiência e eficácia ao que faz e ensina), sendo esses aspectos muito importantes a considerar numa organização( tem vindo a gerar grandes mudanças).

Resumo do trabalho:
Registra-se muito sobre a importância da liderança, papel do líder, estilos de liderança, entre outros, mas consideravelmente pouco sobre uma interligação prática da Motivação & Liderança noambiente organizacional. Não é tão simples de encontrarmos autores que esmiúçam referida relação, tão pouco, de maneira prática e objetiva.
Por este motivo, o presente trabalho tende a desvendar a seguinte questão/problema: Para uma liderança de sucesso, a motivação é imprescindível?
Ora, a grosso modo, não parece uma pergunta complexa, no entanto, sua resposta não é tão simples assim, pois pararespondermos essa pergunta de maneira taxativa -que é o objetivo do presente estudo- dependemos de todo o estudo e conceitos aqui expostos no decorrer do trabalho. Como já dito anteriormente, as empresas buscam um diferencial competitivo, pois o mudo se tornou dinâmico, rápido e incerto. E, um dos maiores diferenciais são as pessoas, o capital humano de uma organização. Por isso, trataremos daquestão da liderança & Motivação com o objetivo de contribuir para o entendimento dessa relação e tornar claro o caminho para obtenção desse diferencial competitivo tão sonhado pelas empresas.
O objectivo geral é relacionar os conceitos de Motivação e Liderança e suas aplicabilidades no ambiente organizacional, baseada na pesquisa bibliográfica dos varios autores e relacionando de forma criticaas teorias, conceitos e principios citados por cada um.

Resumo do artigo:
Objectivo: O tema liderança e motivação têm sido muito discutido dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. Apenas um bom salário já não atende mais aos anseios dos funcionários, e sim, uma série de atitudes voltada para a valorização e a auto-realização no ambiente de trabalho. Com o artigoselecionado pretendemos identificar o conceito de motivação, os factores motivadores dentro das organizações e sobre a liderança que está envolvida constantemente com mudanças.
Metodos: Quanto aos meio este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, após a análise de vários autores. Quanto aos fins este trabalho basea numa pesquisa descritiva, abordando o tema liderança e motivação.
Conclução: pode-seconcluir que o líder contribui fortemente para a motivação dos empregados,e atenção do que o lider pode não ser necessariamente o gestor, mas sim é aquele integrante da organização que conduz e facilita o desempenho das equipes para um determinado objectivo, ou seja, a vontade de querer mais, de buscar a realização dos sonhos e entusiasmo para dar o melhor de si, vêm de cada um.
Palavras chave:...
tracking img