Engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª lei afirma que os processos físicos tem um sentido para ocorrer.
2ª lei permite determinar os limites teóricos de rendimento para motores térmicos e refrigeradores.
Reservatórios térmicos são sistemas que são capazes de receber ou ceder calor sem mudar sua temperatura. (Podemos modelar sistemas bifásicos como reservatórios térmicos)
Motores Térmicos são equipamentos que transformam calor emtrabalho útil.
Trabalho pode ser totalmente transformado em calor, porém o inverso não é aceito.
Maquinas térmicas cíclicas absorvem calor de uma fonte quente, transformam parte deste calor em trabalho e SEMPRE rejeitam parte para outro reservatório. (é usado esse nome para equipamentos que operam num ciclo mecânico como um todo)
Maquina térmica a vapor (caldeira, turbina, condensador e bomba)é um sistema fechado e realiza um ciclo termodinâmico, ou seja: ∆E=0=δQciclo-δWciclo→δQciclo=δWciclo
Como δWliq,sai=Wsai-Wentra=Qentra-Qsai=QH-QL então o trabalho liquido que sai do sistema é igual ao calor liquido fornecido ao sistema menos o desperdiçado.
Eficiência Térmica / Rendimento: Eficiência Térmica=Trabalho Liquido que saiCalor que entra
nt=Wliq,saiQentra=QH-QLQH=1-QLQH (Todos osvalores de calor e trabalho são considerados positivos)
Devemos lembrar que "nt" é a medida de quanto uma maquina térmica converte o calor recebido em trabalho.
Kelvin-Plank e a 2ª lei (maquinas térmicas): Impossível para qualquer equipamento que trabalhe num ciclo receber calor de um reservatório (QH) e produzir apenas trabalho liquido (Wliq). Ou seja: δW≤0 (reservatório único).
Podemosanalisar da seguinte forma: Nenhuma maquina térmica pode ter eficiência térmica de 100%.
Refrigeradores(compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador): Retiram calor do ambiente.
Removem calor o ambiente refrigerado QL que tem a temperatura (TL) mantida e rejeitar uma magnitude de calor (QH) para o ambiente mais quenteTH e para fazer isso o refrigerador consome um trabalho liquido(Wliq,entra).
Coeficiente de Rendimento(Refrigerador): COPR=Calor RemovidoTrabalho Liquido=QLWliq,entra
Usando a 1ª temos: COPR=QLWliq,entra=QLQH-QL=1QHQL-1 Podemos notar que "COPR" pode ser maior que um, pois o calor absorvido do ambiente a ser refrigerado(QL) pode ser maior que o trabalho liquido que entra dado pelo compressor. (Wliq,entra=QH-QL).
Bombas de Calor: Mantem o espaço aquecido a umatemperatura superior ao meio a sua volta.
Absorve calor de um ambiente mais frio e transfere o calor para um ambiente mais quente.
Coeficiente de Rendimento(Bombas de Calor): COPR=Calor FornecidoTrabalho Liquido=QHWliq,entra
Usando a 1ª temos: COPB=QHWliq,entra=QHQH-QL=11-QLQH
Fazendo para valores fixo de (QH)(QL) encontramos uma relação de COPR e COPB:
COPB=COPR+1
Que implica que COPB>1,pois (SEMPRE) COPR>0
* Em pior das hipóteses a bomba de calor funciona como uma resistência térmica fornecendo pelo menos a mesma energia que consome ao ambiente a ser aquecido (Se QL=0→QH=Wliq,entra).
Clausius e a 2ª lei(refrigerador e bombas de calor): Não pode existir um equipamento que opere em um ciclo que transfira calor de um reservatório frio para um quente, a menos que exista umtrabalho liquido de entrada.
Maquinas de Moto Perpetuo (MMP) são maquinas que violam pelo menos uma das leis da termodinâmica: 1- Viola a 1ª lei (criação da energia a partir do nada); 2- Viola a 2ª lei (rendimento 100%)

Processos Reversíveis e Irreversíveis, aqueles que podem ou não ser revertidos espontaneamente de modo a restaurar o sistema ao seu estado inicial, porém nos processos reversíveisa restauração é realizada sem mudança “liquida” nas vizinhanças.
Nos processos reversíveis, as maquinas que consomem trabalho, consomem a “menor” quantidade possível de trabalho e as maquinas que produzem trabalho, fornecem a “maior” quantidade possível de trabalho.
Internamente Reversíveis - quando não á irreversibilidade no interior do sistema durante o processo (o sistema é submetido a uma...
tracking img