As citocininas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As citocininas são hormônios vegetais, responsáveis pelas divisões celulares. São produzidas nas raízes e transportadas pelo xilema para todas as partes da planta. Elas podem ser produzidas também nos embriões das sementes e nos frutos, estimulando o desenvolvimento desses órgãos.
Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, alémde sementes em desenvolvimento. As citocininas são sintetizadas em qualquer tecido vegetal: caule, raízes, folhas, flores, frutos e sementes, sendo nas raízes onde se produzem maiores quantidades do hormônio. Normalmente, há uma maior produção de citocinina em momentos que já se tem iniciada a diferenciação celular ou uma intensa divisão celular, seja porque o hormônio é necessário para induzir oprocesso, seja porque as células formadas sintetizam maiores quantidades do hormônio.
Assim, qualquer tecido ou parte da planta que não esteja em ativo processo de crescimento, estará produzindo pouca citocinina em suas partes terminais. As citocininas são responsáveis pela expansão celular, quando o tecido vegetal não possui células meristemáticas, e sem influência de outros hormônios porfotossíntese as citocininas terão influência estimulando a expansão celular.
As citocininas só atuam em conjunto com auxinas, quando é utilizada juntamente com a auxina, para regular a formação de órgãos. Concentrações elevadas de citocinina, relativamente às de auxina, estimulam a formação de caules, enquanto que concentrações reduzidas de citocinina, relativamente às de auxina promovem a formação deraízes.
As citocinas também retardam o envelhecimento das plantas. Ramos e flores cortadas e colocadas em água envelhecem rapidamente pela falta desse hormônio. A adição de citocina na água dos vasos faz com que as flores cortadas durem bem mais tempo.

Citocininas
As citocininas, também conhecidas por citoquininas, constituem um grupo de hormônios vegetais. Derivadas da adenina, ascitocininas são aminopurinas, como a zeatina, citocinina de ocorrência natural mais abundante, a isopentenil-adenina e a desidrozeatina.
As citocininas têm uma atividade biológica variada nas plantas. Atuam sobre o crescimento das plantas, promovendo a divisão celular nos tecidos meristemáticos e o desenvolvimento dos gomos laterais. Retardam a senescência foliar, estimulando a deslocação de nutrientespara as folhas, bem como para outras zonas da planta. Promovem, ainda, o desenvolvimento de cloroplastos.
Nas folhas regula o metabolismo, enquanto nos frutos estimula a divisão celular e o crescimento. As citocininas são responsáveis pela expansão celular, quando o tecido vegetal não possui células meristemáticas, e sem influência de outros hormônios por fotossíntese as citocininas terãoinfluência estimulando a expansão celular, elas só atuam em conjunto com as auxinas.
A partir desse processo citocínico, as células vegetais são transformadas em outro tipo de células específicas para formar um órgão em particular, sejam raízes, folhas, flores ou frutos, cada um com diferentes tipos de células. Estes eventos não acontecem exclusivamente por meio das citocininas, mas são esses hormônios osencarregados de causar o efeito de diferenciação celular, no sentido de coordenar o processo, intervindo na ação de outras substâncias para que, junto com as citocininas, realizem a tarefa de diferenciação. Sem as citocininas, provavelmente não haveria diferenciação de órgãos vegetais.
Dependendo de sua concentração, as citocininas podem agir aumentando os níveis de clorofila nas folhas dosvegetais; acelerando a germinação; fazendo com que a planta produza uma maior quantidade de folhas próximas ao meristema apical; reduzindo a dominância apical (auxinas e citocininas têm efeito contrário, enquanto as auxinas inibem o crescimento das gemas laterais, as citocininas atuam induzindo essas gemas a se desenvolverem); retardando a senescência da planta, entre outros.
Efeitos Fisiológicos...
tracking img