Engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AutoCAD2009 - Básico 2D

1

Introdução O objetivo desta apostila é ensinar de forma simples, objetiva e didática, os recursos do AUTOCAD para projetar em duas dimensões. Os ensinamentos incluídos abrangem a maioria das necessidades dos profissionais e das empresas, enfocando de forma especial as partes críticas do programa. Sendo o AUTOCAD um programa com grande número de comandos e opções,econsiderando sua interface pouco amigável, sugiro que prestem bastante atenção na explicações que com certeza muitos "macetes" e dicas farão diferença na produtividade e na qualidade de seus serviços. Conceitos CAD - A sigla CAD vem do inglês "Computer Aidded Design" que significa Desenho Assistido por Computador. Na verdade são programas (softwares) para computador específico para geração dedesenhos e projetos. AUTOCAD - O AUTOCAD é um programa (software), que se enquadra no conceito de tecnologia CAD é utilizado mundialmente para a criação de projetos em computador. Na verdade, AUTOCAD é o nome de um produto, assim como Windows, Office (Word, Excel,...), etc. Existem outros softwares de CAD como MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad; para modelamento tridimensional e paramétricoscomo Catia, Pro Engineer, Solid Works, Solid Edges, etc. Aplicabilidade - Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade especifica, como arquitetura, mecânica, elétrica, geoprocessamento entre outras.

Autodesk - Autodesk é o nome da empresa que desenvolve e comercializa o AUTOCAD.

2

A Tela Gráfica

Personalização do AUTOCAD Ativação de barras deferramentas - Clicar em qualquer ícone com o botão direito do mouse e escolher a barra de ferramenta desejada. Toolbar – Barra de Ferramentas que você pode personalizar a qualquer momento que queira ao clicar o botão direito do mouse em qualquer ícone da sua tela. Barra de ferramentas: Standard – Nesta barra de ferramenta encontraremos recursos comuns do Windows, mas a maioria pertencem ao AUTOCAD.Layers – Nesta barra de ferramenta encontraremos comandos que permitira a criação de níveis de trabalho, com recursos especiais para cada nível.

Properties – Nesta barra de ferramenta encontraremos ferramentas que permitira associar cores, tipos e espessuras de linhas, independente dos níveis. Verifique que em cada ferramenta temos o acesso a uma lista de opções.

Draw – A maioria dos elementosque compõem um desenho podem ser criadas através das ferramentas contidas na barra de ferramenta DRAW. 3

Modify – Os botões que compõem esta barra de ferramenta, permitem a modificação de objetos já existentes, estas mudanças, bastante comuns nos desenhos, facilitarão muito nosso trabalho.

Dimension - Nesta barra de ferramenta encontraremos comandos que permitira a criação das cotas de umdesenho.

Object Snap - Os botões que compõem esta barra de ferramenta, permitem a localização dos pontos de um objeto proporcionando um desenho com precisão.

Inquiry - Nesta barra de ferramenta encontraremos comandos que permitira conferir as medidas de um objeto e calcular sua área, perímetro, circunferência.

Linha de comando

Teclas Importantes ESC - Cancela o comando ativo. ENTER -Confirma a maioria dos comandos e ativa o ultimo comando realizado. Botões do Mouse O botão à esquerda é o botão de seleção ou um ponto de introdução. O botão à direita aciona o menu flutuante. Clicar e arrastar - deixar pressionado o botão esquerdo do mouse e movimentar.

4

Unidades de Trabalho Quando, por exemplo, tivermos a distância entre dois pontos de 10 unidades, o AUTOCAD interpreta estaunidade como adimensional, ou seja, o que você Trabalha considerando a leitura real que você irá desenvolver seu projeto; se fizer uma linha de 10 unidades podem ser 10 mm, 10 cm, 10m, 10 km, etc. Se começar um desenho trabalhando, por exemplo, que o passo de 1 seja 1m todo desenho você deve considerar como trabalhando em metros; 0,5m, 1 m, 10m e assim vai. Lembrando quem trabalha na mecânica...
tracking img