Engenheira civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL




RELATÓRIO DE QUÍMICA













CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2009


ANA CLAUDIA MEZZARI MENDES
ANGÉLICA MEDEIROS DE COSTA
MURIEL DA SILVA SERAFIM
NICOLE FRANCISCO MAURÍCIO
ROSILEI QUADROS SCHEFFER










RELATÓRIO DE QUÍMICA





Relatórioapresentado à disciplina de Química Geral, da 2a. Fase do Curso de Engenharia Civil, ministrada pela professora Normélia Ondina Lalau de Farias.








CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2009


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3.1 Indicadores Ácido-Base 6
3.2 Titulação Ácido-Base 9

4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12






1 INTRODUÇÃOSoluções ácidas e básicas estão presentes no cotidiano de todos nós. Exemplo muito próximo de ácido é o ácido clorídrico (HCl) presente em nosso estômago que participa da digestão dos alimentos, as frutas azedas como o limão, vinagre, etc. Já as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Através desses exemplos bastantes presentesno dia-a-dia é possível explicar cientificamente o que são as substâncias ácidas e básicas assim como o pH.




2 OBJETIVOS



O presente assunto tem como objetivo principal nos informar a respeito de soluções ácidas e básicas que encontramos em nosso dia a dia, e como identificá-las.

3 REFERENCIAL TEÓRICO




3.1 Indicadores Ácido-Base


Você já observou como a cordo chá muda ligeiramente quando se junta uma fatia de limão? O chá está agindo como um indicador, mostrando que o limão aumentou a acidez. Alguns produtos químicos coloridos são usados para mostrar se uma solução é ácida ou básica (alcalina).
Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor em função do pH no qual são colocadas. Normalmente são substâncias orgânicas. Os indicadoressão utilizados no ensaio químico chamado “Titulação”. Durante uma titulação, é adicionado um ácido, por exemplo, gota a gota, a uma base em solução. Quando toda a base for neutralizada pelo ácido, o pH da solução deve estar próximo de 7. Utiliza-se um indicador, que indica, com mudança de sua cor, que a titulação chegou ao ponto final.
Indicadores são substâncias químicas usadas para determinar seuma substância é ácida ou alcalina ao apresentar uma mudança de cor. O indicador de pH indica a natureza bem como a força de um determinado meio (solução).
Há diversos indicadores que podem nos dizer sobre a acidez ou sobre a alcalinidade de uma solução. Vejamos alguns exemplos de indicadores ácido-base:
A Fenolftaleína é um composto orgânico usado como indicador ácido-base. O composto éincolor em solução ácida e rósea em solução básica (com a transição de cores ocorrendo por volta de pH 9). A fenolftaleína foi muito usada como principio ativo de muitos laxantes, por exemplo, o Lacto-Purga. Todavia por ser suspeito de possuir um grande poder carcinogênico foi substituído por outras substâncias.


[pic]
Fenolftaleína em solução de NaOH (meio básico) apresenta coloraçãoavermelhada.
[pic]
Fenolftaleína (conta gotas) em presença de vinagre que contém ácido acético (meio ácido) permanecerá incolor.

Fazendo misturas convenientes de vários indicadores comuns, os químicos conseguiram obter indicadores chamados universais, que adquirem diferente colorações em diferentes pH. Tiras de papel de filtro embebidas no indicador universal depois de secas são enroladas evendidas no comércio. Na sua embalagem vem uma escala de cores e os valores dos respectivos pH expressos por números inteiros. Para avaliar o pH da solução, nela mergulhamos o papel indicador universal e a seguir comparamos a sua coloração com a da referida escala de cores. Dessa maneira, conseguimos avaliar o pH da solução com alguma aproximação. Para determinar o pH com precisão, utiliza-se o...
tracking img