Variola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo a obtenção de conhecimento sobre doenças de diferentes épocas, seu surgimento, suas consequências na história da humanidade e sua forma de prevenção.INTRODUÇÃO 
 
A varíola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Vírus da família Poxviridae subfamilia Chordopoxvirinae, gênero Orthopoxvirus, exclusivo do homem. É extremamente resistenteaos agentes físicos externos, como, por exemplo, variações de umidade e temperatura. Atualmente apresenta-se como potencial ameaça contra todos os países, principalmente pela possibilidade de seu usoem atos terroristas por se saber que este agente é relativamente estável, de fácil disseminação (aerossolização) e alta transmissibilidade.

Mais que a peste negra, tuberculose ou mesmo a AIDS, avaríola afetou a humanidade de forma significativa, por mais de 10000 anos. A varíola foi a principal causa de mortes em nosso país, desde o seu descobrimento, além de ser uma doença infectocontagiosa.Desconhecidos até pouco tempo atrás, pouco se sabia quanto à transmissão de doenças causadas por vírus. No caso da varíola, esta se dá pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram emcontato com a saliva ou secreções destes indivíduos.

Penetrando no corpo, o patógeno se espalha pela corrente sanguínea e se instala, principalmente, na região cutânea, provocando febre alta, malestar, dores no corpo e problemas gástricos. Logo depois destas manifestações surgem, em todo o corpo, numerosas protuberâncias cheias de pus, que dificilmente cessam sem deixar cicatrizes, e conferemcoceira intensa e dor.

O risco de cegueira pelo acometimento da córnea, e morte por broncopneumonia ou doenças oportunistas, já que tais manifestações comprometem o sistema imunitário; são riscos que oindivíduo infectado está sujeito.
O ultimo caso registrado, foi em outubro de 1977, na Somália, e desde então está erradicada. Antes a varíola era usada como arma biológica em atos terrorista. Em...
tracking img