Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Xadrez
Data de Disputa:

Quantidade de jogadores:
2 jogadores; um jogador joga com as peças brancas e o outro com as peças pretas.
Introdução
O Xadrez é considerado uma arte, uma ciência e um jogo. O objetivo do jogo é simples: vencer o oponente, dando xeque-mate. Para conseguir atingir este objetivo, os jogadores devem, além de dominar os conhecimentos básicos do jogo, saber desenvolveruma estratégia, e implementá-la através de lances de desenvolvimento e de golpes táticos.
O jogador completo de xadrez, não necessariamente um mestre, deve ser capaz de iniciar uma partida, desenvolvendo suas peças de modo a não criar vulnerabilidades sérias no seu lado, e aproveitando as vulnerabilidades que porventura o oponente crie. Deve ser capaz de conduzir o meio-jogo em direção a umfinal que o favoreça, e deve ser capaz de jogar finais conforme a teoria.

Ordem das Peças e Posição inicial do tabuleiro
As ordens das peças é essencial para que possa dar inicio ao jogo. As ordens das peças são (da esquerda para à direita):
· Na primeira linha: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo, Torre.
· Na segunda linha: todos os Peões alinhados horizontalmente.

tabuleiroinicial

Movimentação das Peças
Cavalo: O cavalo move-se formando uma letra ''L'' apenas. O cavalo movimenta-se 3 casas para frente ou para trás e em seguida 2 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 3 casa para frente ou para trás.O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.Bispo: O bispo movimenta-se apenas na diagonal e apenas nas casas da mesma cor na qual começou o jogo podendo ir para frente e para trás quantas casas quiser.

Torre: A torre se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, não pode mover-se na diagonal.

Rainha: também conhecida como Dama, éa peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.

O Rei: O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida por uma peçaadversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Quando estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situação em que o rei pode andar 2 casas.

Peão: O peão só se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No primeiro lance de cada peão ele podeavançar 1 ou 2 casas. À partir do segundo lance de cada peão ele irá movimenta-se apenas 1 casa.

Movimentação especiais

Roque: O roque é o único movimento dentro do xadrez em que é permitido que o mesmo jogador mova duas peças em uma só jogada. É um movimento que envolve o rei, e uma das duas torres, além de algumas condições especiais. Para realizar o roque, orei deve se mover duas casas para um dos lados, e em seguida a torre deste lado é colocada na casa entre a casa em que o rei estava e a casa em que o rei está agora. Parece complicado, mas as figuras ao lado podem esclarecer melhor. Dependendo de qual lado o roque foi realizado, ele pode ser chamado de roque maior (roque grande) ou roque menor (roque pequeno). Para que o roque possa serrealizado, é necessário preencher as seguintes condições:
Nem o rei nem a torre (neste caso, a torre que participa do roque) podem ter se movido anteriormente.
O movimento não pode ser realizado quando o rei está em xeque.
Nem a casa que o rei passará a ocupar, nem a casa pela qual ele passou para chegar lá podem estar controladas por uma peça inimiga. (note que, como qualquer movimento, o roque...
tracking img