Muay thai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Muay Thay

A História

Origem do Muay Thai confunde-se com a origem do povo Tailandês, existem várias versões, mas nenhuma exata, pois os documentos históricos sobre a origem do povo tailandês e também sobre a origem do Muay Thai foram destruídos quando o exército Birmane arrasou e saqueou a capital Ayutthaya levando-a a ruínas e com isso destruindo muito sobre a história do povo tailandês. Aversão mais aceita pela maioria dos Mestres de Muay Thai e também por historiadores Tailandeses fundamenta que a origem do seu povo está na província de Yunnan, nas margens do rio Yangtzé na China Central. Há várias gerações atrás, eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura
Na jornada do povo tailandês da China atéas sua terras, eles foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de criminosos, militares e animais. Então para se pretegerem criaram um método de luta chamado "Chupasart". Este tipo de luta de auto-defesa fazia uso de diversas armas como; espadas, facas, lanças, bastões, escudos, arco e flecha e machados. Porém durante os treinos dessa técnica, frequentemente ocorriam acidentesque ocasionavam graves ferimentos aos particantes. Assim, com o propósito de reduzir essas lesões, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual Muay Thai.
No início, o Muay Thai era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal tendo em vista a origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dosdedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi-se modificando e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Uma das modificações adotados durante o tempo foi a adaptação de algumas regras de boxe inglês, devido ao alto grau de lesões e mortes que estavam ocorrendo entre os atletas, como; divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também ainclusão do árbitro central juntamente com os juízes laterais.
Hoje o Muay Thai é o esporte nacional da Tailândia, e está difundido em todo o mundo, conhecido com a “arte das oito armas”, pois é caracteriza pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente.
O Muay Thai no Brasil
No Brasil oMuay Thai teve inicio em 1979, quando o Mestre Nélio Naja apresentou ao país. A modalidade na época era conhecida como Boxe Tailandês. Época que ainda utilizavam calças e faixas amarradas na cintura diferenciando as graduações. Nélio Naja reuniu um grupo de faixas pretas de taekwondo como os primeiros alunos que hoje são Mestres.
O esporte foi se desenvolvendo pelo país, nascendo em 1980 à primeiraAssociação de Muay Thai do país, tendo como Presidente o Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro Campeonato Interestadual no Rio de Janeiro. Daí para frente os eventos de Muay Thai foram se desenvolvendo cada vez mais.
Área de Lutas
O tamanho de um ringue de combate pode ter um tamanho pequeno de 6 a 10 metros ou, um grande de 7 a 30 metros. As medidas são sempre contabilizadas apartir das cordas. O pavimento deve ter uma extensão mínima de 91 centímetros além das cordas. Os postes que se encontram nos cantos do ringue apresentam um diâmetro de 10 a 12 centímetros e devem estar sempre almofadados. A sua altura varia entre os 1,22 e 1,48 metros. O piso deve ser preenchido por qualquer tipo de amortecimento, como a borracha, tapete de borracha, ou algum material similar. Asua espessura varia entre os 2,5 e 3,7 centímetros. Por conseguinte, o preenchimento deve ser coberto com uma lona específica. As cordas: Um ringue tem quatro cordas e cada uma apresenta um diâmetro de 3 a 5 centímetros. Elas devem estar esticadas e são revestidas por um material macio e acolchoado. Existem medidas que regulamentam a distância das cordas. São elas: Na primeira corda, a distância...
tracking img