Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resposta: 1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto e para quem produzir) originam-se da escassez dos recursos de produção?
Resposta: Com os recursos limitados, surge anecessidade de direcionar esses bens e distribuir os resultados, pois caso não houvesse escassez de tais recursos, não haveria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir.

2) O quemostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
Resposta: A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra a capacidade que a sociedade tem de produzir determinados produtos Xe Y, e quanto de Y deixaria de ser produzido caso fosse necessário o aumento de volume de produção de item X.

3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção, ilustregraficamente.
Resposta: O formato côncavo se dá pelo fato de que quanto mais se produzir (com incrementos iguais) um item X, maior será a queda na produção de Y (queda cada vez maior a cada incremento emX).

4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema
funciona.
Resposta: Ao analisaruma economia de mercado, notamos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem porcontra partida o fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos ásfamílias que detêm sua propriedade acionária).

5) Conceitue bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Resposta: Bens de Capital: São utilizados na fabricação deoutros bens, mas não se desgastam totalmente durante o processo produtivo. Bens de Consumo: Estes se destinam diretamente ao atendimento das necessidades humanas, e classificam-se como duráveis e não...
tracking img