Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Lucrativa

Os negócios existem para produzir resultados no mercado e na economia. E é para esse ambiente exterior - onde está o cliente - que a empresa tem de se voltar, posicionando-se em face dos 'realidades de mercado', com suas limitações e desafios, que precisam ser transformados pelo executivo em oportunidades. Bem diagnosticadas e administradas, essas oportunidadestrazem resultados que justificam a própria existência das empresas.
Essa é a tese principal de Administração lucrativa, obra clássica de Peter F. Drucker, escrito há mais de 25 anos, cuja sumarização apresentamos a seguir.
Mais abrangente que outros livros sobre estratégia empresarial, Administração lucrativa discorre também sobre assuntos diversos como liderança empresarial,conhecimento técnico, custos, definição de produto e estratégias de marketing, terminando por interligar a idéia do empreendimento econômico como obra do esforço da organização humana.
A versão Integral desta obra foi editada no Brasil pela Editora Guanabara.

Há uma queixa universal de que os executivos não dedicam tempo nem reflexão suficientes ao futuro. Trata-se de uma queixaválida. Eles deveriam dedicar mais atenção ao futuro de suas empresas e a um grande número de outros assuntos como, por exemplo, suas responsabilidades sociais e comunitárias.
Os executivos acabam pagando um alto preço por essa falta de empenho. O desinteresse pelo futuro é apenas um sintoma; os executivos afastam o amanhã porque não conseguem ir além do dia de hoje. Isso também é sintomático. Overdadeiro problema reside na falta de qualquer base de conhecimento e sistema de equacionamento das tarefas econômicas na empresa.
Como regra, a tarefa de hoje absorve todo o tempo do executivo e, apesar disso, esta raramente é realizada satisfatoriamente. Antes que o executivo possa pensar em equacionar o futuro ele precisa estar capacitado a resolver os desafios de hoje em menos tempo ecom maior impacto e permanência. Para tanto, precisa dispor de uma abordagem sistemática do trabalho de hoje.

REALIDADES DA EMPRESA

Existem três dimensões diferentes que se podem aplicar à tarefa econômica:

1) a empresa atual deve tornar-se eficaz;
2) seu potencial tem que ser identificado e realizado;
3) ela deve ser transformada em uma empresadiferente para um futuro diferente.

Cada tarefa requer uma abordagem diferente, levanta questões diferentes e cada qual apresenta conclusões diferentes, não obstante, inseparáveis.
Todas as três dimensões precisam ser atingidas ao mesmo tempo: hoje. Todas devem ser realizadas na mesma organização, com o mesmo potencial humano, conhecimento e dinheiro e no mesmo processo empresarial. Ofuturo não será feito amanhã está sendo construído hoje e, em grande parte pelas decisões e ações tomadas com respeito aos empreendimentos de hoje.
Para resolver qualquer uma dessas tarefas ao mesmo tempo, é necessário compreender a verdadeira realidade da empresa como um sistema econômico a sua capacidade de desempenho econômico e a relação entre recursos disponíveis e resultados possíveis.Do contrário, não haverá alternativa para a rotina improdutiva.
As empresas são diferentes, mas as atividades assemelham-se muito, independentemente de tamanho e estrutura, produtos, tecnologia e mercados, cultura e competência administrativa. Existe uma realidade empresarial comum.
Há realmente dois conjuntos de generalizações que se aplicam à maioria das empresas na maior partedo tempo: um diz respeito aos seus resultados e recursos; o outro relaciona-se aos seus esforços. Juntos conduzem a várias conclusões sobre a natureza e direção da tarefa empresarial.
1. Os resultados e recursos estão fora da empresa

Os resultados não dependem de qualquer pessoa ou fator dentro do controle da empresa. Dependem de algo localizado externamente – o consumidor numa...
tracking img