Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O mercado para a construção metálica hoje, no Brasil, se apresenta em um período de consolidação, caracterizado por um crescimento contínuo da utilização dessa tecnologia, graças à maior variedade de produtos oferecidos, ao maior de profissionais habilitados e às vantagens da utilização do aço em elementos pré-fabricados. Embora o conhecimento técnico hoje seja mais difundido do que háalguns anos atrás, observa-se que o número de profissionais especializados atuantes ainda não é suficiente para acompanhar a demanda, em crescimento, do mercado da construção metálica.

O objetivo do artigo é apresentar as metodologias de detalhamento de estruturas metálicas utilizadas no Brasil, como resultado de pesquisa realizada juntamente ao PROPEC/UFOP. A metodologia empregada durante apesquisa foi a busca por referências bibliográficas técnicas (acadêmicas e eletrônicas), além de visitas técnicas a escritórios de engenharia, empresas fabricantes de estruturas metálicas e empresas de prestação de serviços complementares, totalizando sete empresas visitadas, nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Introdução

A utilização do aço como material estrutural apresenta vantagenssobre outros materiais, como ganhos de vão, diminuição da seção transversal do elemento estrutural, alta resistência em relação ao peso próprio, alto módulo de elasticidade, resistência à tração, homogeneidade do produto, diminuição do peso da estrutura com alívio das cargas de base (fundações), tempo ganho no cronograma da obra, precisão de execução etc. Essas vantagens são amplamente obtidasquando a opção pela estrutura metálica já é feita desde o início do processo de projeto.

A falta de planejamento inicial do uso do aço como material estrutural leva a problemas que seriam facilmente solucionados no processo de projeto. Patologias da edificação seriam evitadas se houvesse o cuidado, por parte dos projetistas de pensar (e detalhar) cada ligação entre os elementos estruturais, cadainterface entre os diferentes materiais, etc. O detalhamento adequado do projeto propiciaria menor chance de erros, com maior qualidade e maior velocidade na execução, o que representaria lucro aos investidores do setor.



..

Processo de detalhamento

A criação dos detalhes de uma estrutura está diretamente relacionada com a solução estrutural escolhida. O sistema estrutural, o lançamento daestrutura e o sistema de estabilização adotado irão determinar, além da geometria das peças e da escolha dos materiais, as ligações entre os diversos elementos estruturais.

As ligações entre elementos estruturais são os principais itens a serem detalhados em um projeto de estrutura metálica. O detalhamento ocorre após a especificação de toda a estrutura por engenheiro calculista que definirá além dasdimensões dos perfis, o tipo de ligação, estabilização da estrutura, posicionamento e dimensionamento de enrijecedores e elementos de contraventamento, etc. A figura 1 apresenta um exemplo de uma ligação detalhada.

O detalhamento de fabricação iniciase pela definição dos conjuntos (Figuras 2) e subconjuntos de peças. A estrutura é dividida em pequenos grupos de peças em função do diagrama demontagem. É desejável que saia montado de fábrica o máximo de peças possíveis, sendo os grupos limitados, em suas dimensões, apenas pelo espaço disponível para o transporte.

..

Ferramentas de detalhamento

Definido o conjunto inicia-se o detalhamento de cada peça componente (Figura 3), ou seja, desenha-se cada peça com todas suas informações, suas dimensões, possíveis cortes, furos, arestas, soldasetc. Cada formato conterá apenas o detalhamento de uma peça, o chamado croqui de fabricação, que consiste em um desenho limpo, objetivo e preciso, apresentando apenas as informações necessárias para a fabricação da peça.

O excesso de informação no desenho compromete a sua compreensão, podendo ocasionar erros e, conseqüentemente, prejuízo com a perda da peça. Assim, é justificada a padronização de...
tracking img