Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 2

Passo 1

Pesquisar como é realizada a obtenção do cloreto de sódio (sal de cozinho) a partir da água do mar e sua utilização como matéria-prima em processo produtivo(indústrias).
Obtém-se através da evaporação da água, os íons se unem e formam o cloreto de sódio (NaCl) sólido.
O processo de retirada do sal do mar é feito em um local chamadosalina.
A água do mar, é bombeada com aproximadamente 3,5% de sais totais dos quais ¾ são cloreto de sódio. Para cada tonelada de sal produzida, utiliza-se aproximadamente 45m³ de água do marque foi inicialmente bombeada, que vai fluindo pelos diversos evaporadores e aos poucos aumentando sua concentração de cloreto de sódio.
Ao atingir o último evaporador, a salmoura já seencontra maturada e preparada para alimentar os grandes cristalizadores onde, durante os meses de junho a janeiro de cada ano, o sal é precipitado. O sal é colhido mecanicamente ou manualmente,lavado com salmoura saturada e empilhado nas áreas de estocagem, onde aguardará para ser comercializado.


Passo 2


Descreva quais são os principais produtores do sal de cozinha noBrasil.
Dois Estados destacam-se como produtores de sal marinho no Brasil: Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Juntos, eles respondem por quase toda a produção nacional. O Rio Grande doNorte sozinho cobre mais de oitenta por cento da produção brasileira. Os municípios de Macau, Moçoró e Areia Branca são os principais produtores do Estado. No Rio de Janeiro, destaca-se a produção deAraruama e Cabo Frio.




Passo 3


O nome e a fórmula de 5 substâncias que podem ser produzidas a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar.
- NaOH - Hidróxido desódio.
- Cloro – Cl2.
- Ácido clorídrico - HCl.
- Sódio metálico - Na.
- Hidrogênio - H2.


Quais indústrias utilizam matérias-primas obtidas a partir do...
tracking img