Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo

Curso: Tecnologia em Petróleo e Gás
Disciplina: Produção de Petróleo On Shore e Of Shore
Professor: Leonardo Cordeiro

CARACTERIZAÇÃO DAS ROCHAS RESERVATÓRIO

Alunos do 2º período:
-202954, Cristiano Rodrigues Machado;
-200196, Edson Soares Júnior;
-204064, Leticia Biancardi;
-202734, Milton Marvila Alves Júnior;
-203963, WashingtonJosé de Oliveira.

Cachoeiro de Itapemirim-ES
Setembro de 2011
Cristiano Rodrigues Machado
Edson Soares Júnior
Leticia Biancardi
Milton Marvila Alves Júnior
Washington José de Oliveira

Caracterização das Rochas Reservatório

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar da disciplina de Produção de petróleo on shore e of shore do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás, doCentro Universitário São Camilo, ministrado pelo professor Leonardo Cordeiro

Cachoeiro de Itapemirim
Setembro de 2011

Sumário

Introdução 4
Rochas reservatório 5
Porosidade 6
Permeabilidade 7
Saturação 10
Saturação de Água 11
Compressibilidade 11
Molhabilidade 12
Argilosidade 13
Mobilidade 13
Pressão Capilar 13
Considerações finais 15
Referências: 16

Introdução
No planetaTerra, sob uma cobertura de detritos, solo, vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas.  Rochedos, encostas de morros, cortes de estradas ou ilhas estéreis, constituem afloramentos de rochas, perfazendo 3% da superfície dos continentes.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comumclassificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
O óleo cru encontrado em reservatórios de óleo é formado na crosta da Terra de restos de seres vivos. O petróleo bruto é usado como combustível fóssil. As evidências indicam que milhões de anos de calor e pressão alterandoos restos de plantas e animais microscópicos em óleo e gás natural. Quando eles foram enterrados com o sedimento acumulado e atingem uma temperatura adequada, algo entre 50 a 70 °C eles iniciam um cozimento. Esta mudança transforma-os nos hidrocarbonetos líquidos que se movem e migram, tornando-se nossos reservatórios de petróleo e gás.
O petróleo, após ser gerado e ter migrado, é eventualmenteacumulado em uma rocha que é chamada de reservatório. Essa rocha pode ter qualquer origem ou natureza, mas para constituir um reservatório deve apresentar espaços vazios em seu interior (porosidade), e estes vazios devem estar interconectados, conferindo-lhe a característica de permeabilidade.

Rochas reservatório
Denomina-se de reservatório a rocha com porosidade e permeabilidade adequadas àacumulação de petróleo, quando enquadradas por  rochas impermeáveis, que impedem a migração, designadas por rochas de cobertura. Este conjunto reservatório-cobertura  é designado por armadilha  e é, geralmente, ocupado pelos aquíferos no seio dos quais se encontram o petróleo e o gás. No caso dos hidrocarbonetos serem compostos por gás e petróleo, o gás, menos denso, encontra-se por cima dopetróleo, mais denso.
Os reservatórios são constituídos por rochas que apresentam vazios, poros e fissuras interligados e onde podem circular os hidrocarbonetos e a água. As suas características petrofísicas  são o resultado de toda a história geológica daqueles sedimentos e em particular das condições de sedimentação e dos fenômenos de diagênese. Se as camadas sedimentares que cobrem a rochareservatório não forem impermeáveis, os hidrocarbonetos ascendem à superfície da crosta terrestre, oxidam-se e dispersam-se. Porém, este caso é pouco frequente. O mais frequente é existirem, no subsolo, uma sobreposição de camadas porosas e permeáveis e de camadas impermeáveis. 
Sabendo que o movimento dos fluidos subterrâneos só é possível ao longo das camadas permeáveis, os hidrocarbonetos acumulam-se...
tracking img