Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DE LABORATÓRIO E SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Prof. MSc. Estela de Sá (CRQ XIII 13200666) Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL Química Geral

(1) PROCEDIMENTO: MEDIDA DE MASSA
1. Pese um papel filtro limpo (PPL) 2. Este papel filtro previamente pesado será utilizado no procedimento 3. Após realizar o procedimento (4) proceder comosegue. 4. Leve o papel filtro com a amostra à estufa na temperatura de 50 ºC e deixe secando por 30 minutos. 5. Esfrie o papel filtro em dessecador (20 minutos). 6. Pese novamente a amostra (PAF – peso amostra final). 7. A diferença dos pesos representa a quantidade de amostra retida. Frasco de pesagem: nunca pese uma amostra diretamente sobre o prato da balança! Pesando por diferenças(automático): a massa inicial pode ser subtraída da final automaticamente pela própria balança, quando se aperta o botão “tare”. A função “tare” vai recolocar o display da balança no zero, mesmo que exista um frasco no prato da balança. Assim, o display vai indicar somente a massa de qualquer novo material colocado na balança depois que o botão “tare” tenha sido apertado.

(4)

(2) PROCEDIMENTO:PIPETAGEM
1. Segurar a pipeta entre o polegar e os 3 últimos dedos da mão, colocar a sua ponta bem abaixo da superfície do líquido e aspirar cuidadosamente até que a coluna do líquido esteja um pouco acima da marca superior. 2. Fechar a abertura com o dedo indicador e retirar a pipeta da solução. 3. Deixar entrar, vagarosamente, um pouco de ar pela extremidade superior e controlar isto com o dedoindicador, permitindo escorrer a coluna de líquido até o menisco atingir a marca desejada. 4. Para isso mantém-se a pipeta em posição vertical e a marca ao nível dos olhos. 5. Remover então, o líquido da parede externa da pipeta por meio de um pedaço de papel de filtro e em seguida colocar a ponta da pipeta junto a parede interna do recipiente receptor, deixando escoar lentamente o conteúdo da pipeta. 6.Para escoamento completo esperar alguns segundos, encostando após a ponta da pipeta na parede do vaso, para remover a última gota.

2 OBSERVAÇÃO: No caso de líquidos voláteis ou tóxicos, ácidos e bases concentrados, não se pipeta com a boca. A pipetagem é feita por peras de aspirações adaptadas à boca da pipeta, ou espera-se que o líquido suba na pipeta. Quando não for possível, usa-se asprovetas.

(3) PROCEDIMENTO: TITULAÇÃO
1. Monte a bureta no suporte universal (como figura ao lado). 2. Feche a torneira de controle do escoamento. 3. Com o auxílio do funil, carregue a bureta com solução a ser utilizada (hidróxido de sódio 0,01M). 4. Coloque em um erlenmeyer ácido clorídrico 0,01M. 5. Pinge algumas gotas de fenolftaleína na solução que está no erlenmeyer. 6. Segure a torneira coma mão esquerda; depois, usando os dedos polegar e médio dessa mão, inicie o escoamento. 7. Retire o ar contido entre a torneira e a extremidade inferior da bureta. 8. Encha a bureta e acerte o menisco com o traço de aferição (zero), que fica na parte superior. 9. Adicione cuidadosamente a solução de hidróxido de sódio até a coloração do erlenmeyer se modificar. Anote o volume gasto. 10. Repita oprocedimento de titulação umas 5 vezes. Anote os dados das replicatas. 11. Compare a exatidão e precisão com outras equipes.

(4) PROCEDIMENTO: SEPARAR MISTURA A
1. Adicione cerca de 2g de cada uma das substâncias: sulfato de cobre e enxofre sólido em um almofariz com o pistilo. Triturar até obter um pó fino. 2. Colocar em um béquer uma pequena porção da mistura dos sólidos. 3. Misturar, usandoa baqueta. 4. Separe os componentes da mistura formada, escolhendo os processos ideal Obs: lembre-se de que o enxofre é insolúvel em água.

(5) PROCEDIMENTO: MEDINDO A DENSIDADE E SEPARANDO A MISTURA B
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Adicione cerca de 50 mL de óleo de cozinha em uma proveta. Meça a densidade desta amostra. Coloque cerca de 50 mL de água (torneira) em outra proveta. Meça a densidade...
tracking img