O papel dos conselhos gestores de políticas públicas: um debate a partir das práticas em conselhos municipais de chapecó (sc)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
Professor Claudio Bezerra Dantas

RESENHA DE ARTIGO

Identificação doaluno:

Kércia Emanuelly Duarte Alencar

I - Identificação da Obra:

KLEBA, Maria Elisabeth; MATIELO, Alexandre; COMERLATTO, Dunia; RENK, Elisonia e COLLISELLI, Liane. O papel dos conselhosgestores de políticas públicas: um debate a partir das práticas em Conselhos Municipais de Chapecó (SC). Ciênc. e saúde coletiva. Artigo apresentado em 12/03/2007 e aprovado em 04/08/2007.

II - Resumodas idéias do Autor

Trata-se do estudo de caso aplicado aos Conselhos Municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Educação e da Saúde de Chapecó/SC. Aanálise dos dados deu-se a partir da elaboração de fluxogramas que revelaram os movimentos de conselheiros nos processos decisórios, tanto para deliberar sobre um tema incorporado na pauta, quanto paraacompanhar a implementação desta deliberação por parte do órgão competente.
A partir da análise temática foram identificados os seguintes núcleos de sentido: a inserção dos atores nos processosdeliberativos – nível individual, quando os atores reconhecem seus potenciais e assumem papel ativo no cenário político; o aprendizado do diálogo nos processos deliberativos – nível organizacional ougrupal, quando vivenciam sentimentos de pertencimento e promovem diálogos com vistas a tomar decisão de forma compartilhada; desafios da participação social nos processos deliberativos – nívelestrutural ou político, quando promovem relações de parceria com organizações (governamentais e não governamentais) em prol de interesses coletivos.

III - Opinião sobre o Texto Lido

Para que aparticipação social provoque impactos efetivos sobre as políticas públicas, é necessário qualificar o processo de tomada de decisões, prevendo os múltiplos fatores que influenciam sua implementação....
tracking img