Engenharia e meio ambiente - lixo eletrônico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Engenharia e Meio Ambiente


Lixo Eletrônico


Introdução


A preocupação com os impactos ambientais causados pela atividade humana já não é mais assunto antigo. Em especial, os resíduos oriundos do processo tecnológico têm tido uma atenção especial, afinal nos mesmos há substâncias que têm a capacidade de poluir regiões inteiras. Abaixo, você pode ver um histórico do quevem ocorrendo.


Agosto, 1986. O cargueiro Khian Sea, registrado na Libéria, recebeu um pouco mais de 14000 toneladas de cinzas de incineradores da Philadelphia. O cargueiro viajou durante 16 meses por todo o Atlântico – Honduras, Panamá, Republica Dominicana, Guiné Bissau – procurando um lugar para despejar a carga. Não encontrou.
Janeiro, 1988. O cargueiro, finalmente conseguiu selivrar de 4 mil toneladas das cinzas no Haiti. Porém, o restante das cinzas desapareceu em novembro do mesmo ano no caminho de Singapura ao Sri Lanka. O capitão finalmente admitiu que despejaram as mais de 10 mil toneladas de cinzas no oceano. O incidente instigou a criação da Basel Convetion.
Março, 1989. A Convenção Basel – The Basel Convention on the Control of Transboundary Movements ofHazardous Wastes and Their Disposal – foi aberta com o objetivo reduzir a movimentação de lixo tóxico entre as nações, mais especificamente para prevenir a transferência desse lixo para países menos desenvolvidos.
1991. A Suíça implementa o primeiro sistema de reciclagem do lixo eletrônico, começando com antigos refrigerados; com o tempo, outros aparelhos foram adicionados ao sistema.Maio, 1992. A Convenção Basel entra em vigor.
Maio, 1998. A OAU – Organization of African Unity – unanimemente adotou uma moção que declara que o despejo de lixo nuclear e industrial na África é um crime contra a mesma e todos os africanos.
Junho, 2000. A Sony, segundo documentos obtidos pela EPA, planeja manter-se “completamente ciente das atividades” de grupos ambientalistas, os quaisincluem o Friends of the Earth, Greenpeace e o Silicon Valley Toxics Coalition. O que de fato é um reflexo por parte de toda essa categoria de empresas quanto ao forte movimento ambientalista.
Dezembro, 2001. Guiyu, o maior depósito de lixo eletrônico do planeta, é o primeiro a ser documentado completamente em relatórios e em um filme-documentário intitulado Exporting Harm produzido pela BaselAction Network.
Março, 2002. O WEEE – The Waste Electrical and Electronic Equipment Directive – é uma diretriz da comunidade europeia que foi unificada e se tornou lei no ano seguinte.
Setembro, 2003. O Electronic Waste Recycling Act é adicionado à lei californiana para reduzir o uso de certas substâncias tóxicas nos produtos vendidos no estado americano.
2007. Panasonic uniu-se coma Sharp e a Toshiba para criar a Electronic Manufacturers Recycling Management Company, primeira administração conjunta controlada por fabricantes de eletrônicos nos Estados Unidos, o que pré-data o programa de parcerias da EPA.
Maio, 2010. A Interpol, adjunta da EPA, realizou uma conferência sobre crimes relacionados a despejo de lixo eletrônico, na qual propõe rastrear importações eexportações ilegais do mesmo.


É fato que, conforme o processo tecnológico se dá, as tecnologias vão se tornando ultrapassadas e portanto descartadas, o que evidentemente é uma preocupação, considerando-se a velocidade com a qual tal processo ocorre – a quantidade de resíduo produzido da fabricação ao consumo desses produtos não é desconsiderável.
Só para se ter ideia, algumas estimativas:• A vida útil média de um computador em países desenvolvidos diminuiu de seis anos em 1997 para apenas dois anos em 2005;
• Telefones celulares têm uma vida útil média de menos de dois anos em países desenvolvidos;
• 183 milhões de computadores foram vendidos em todo o mundo em 2004 - 11.6% mais do que em 2003;
• 674 milhões de telefones celulares foram...
tracking img