Engenharia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Social

social engineering

Robert Laguillo SOARES
Faculdade Max Planck Indaiatuba

Resumo: Este artigo tem como objetivo central passar informações sobre como agem os engenheirossociais, pessoas capazes de assumir outra personalidade com o intuito de coagir e conseguir informações que são utilizadas para benefício próprio.

Palavras-chave: Engenharia-Social; Ataques;Prevenção.



Na Segurança da Informação, denomina-se Engenharia Social arte de obter informações importantes e sigilosas por meio persuasão ou exploração da confiança e boa vontade das pessoas, essas namaioria das vezes totalmente desinformadas do sigilo e importância da informação que estão passando.

Para conseguir essas informações o Engenheiro Social não precisa agir com força bruta ou violar asegurança de qualquer sistema da empresa, ele parte para área mais vulnerável da empresa que é o funcionário. O ser humano possui traços comportamentais e psicológicos que os tornam muito vulneráveisa esses tipos de ataque, o golpista então aproveitar-se dessa falha e se passa por outra pessoa, assume outra personalidade e chega até a se passar por um funcionário da própria empresa na qual eleesta interessado em aplicar o golpe, fazendo isso ele consegue facilmente manipular a vítima e conseguir as informações necessárias.

Como age um Engenheiro Social

Existem várias formas de umEngenheiro Social atacar suas vítimas mas vou citar apenas a que acho mais interessante:

Método de Pesquisa:

Tudo o que um Engenheiro Social precisa é de informações sobre a empresa na qual elepretende atacar, hoje em dia isso se torna cada vez mais fácil, no próprio site da empresa ele consegue informações do tipo, qual a empresa que desenvolveu o site, programas utilizados no site, etc. Deposse desses dados o Engenheiro Social liga para a empresa que desenvolveu o site e tenta descobrir alguns jargões e nomes que poderão ser útil nas próximas etapas do golpe.

De posse dessas...
tracking img