Engenharia na medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A área da engenharia na medicina é de uma grande importância, não só por que dá mais conforto para as pessoas que precisam, mas também por que torna mais eficaz e preciso o diagnostico, melhorando e acelerando o tratamento/cura da causa.
Muitos povos da antiguidade já usavam recursos médicos, como os mumificadores egípcios que abriam corpos e descobriam mais sobre a anatomia humana e como osgregos, pioneiros nos estudos de sintomas de doenças, que teve como mestre Hipócrates “ (Considerado ate hoje como o pai da medicina) segundo o site Sua pesquisa” e assim a medicina foi avançado ao longo do tempo, cirurgias sem anestesias eram feitas, médicos que amputavam membros de pacientes sem bons equipamentos e muitas vezes os processos e não eram adequados, levando o paciente a morte.
Noséculo XXI a medicina, juntamente com a tecnologia criada por engenheiros, já é segura e verdadeiramente funcional. Hoje, com a ajuda de microscópios os cientistas podem analisar melhor bactérias e vírus que antigamente não podiam ver, criando curas e vacinas para combater doenças que matavam milhares de pessoas nos séculos passados. As cirurgias são extremamente seguras, com equipamentos que auxiliamos médicos e enfermeiros. Há maquinas que diagnosticam muitas doenças, como um problema de coração, alguma infecção dentro do corpo, entre outros. Mas também há aqueles equipamentos que ajudam na recuperação do paciente que foram diagnosticadas essas doenças.
A tecnologia está avançando de uma maneira tão rápida que já existem projetos de maquinas que irão fazer cirurgias sem precisar de ummedico, e de robôs que irão auxiliar os enfermeiros nos hospitais e clinicas. Membros mecânicos estão sendo desenvolvidos para pessoas que tiveram os braços ou pernas amputados ou que nasceram sem essa parte do corpo, facilitando e melhorando . Uma área que não pode ser deixada de lado é a nanotecnologia, que está revolucionando a medicina, por exemplo, micro robôs são injetados na corrente sanguíneaque podem combater doenças.

Presente no nosso dia cotidiano a tecnologia vem ajudando na recuperação de doentes e em tratamentos de doenças que antes eram vistas como incuráveis. Pessoas com deficiência física já podem utilizar robôs que proporcionam a liberdade de movimentos e dão independência para as pessoas incapacitadas por doença ou lesão e, ao mesmo tempo, ajudam em suarecuperação. Esses robôs estão sendo aprimorados com o tempo, antes o que era uma simples perna mecânica hoje já pode ser usada também em tratamento de pessoas que sofreram AVC e lesão medular, pois o próprio implante pode fazer todo o processo de caminhada para o paciente, oferecer apoio específico em apenas uma perna ou até detectar o que paciente está fazendo de errado.
O que ocorre nas últimas décadas é oavanço da tecnologia desses materiais, a busca pelo aperfeiçoamento no modo mecânico dos movimentos que se tornou a principal chave para esse grande passo na medicina, o que antes era apenas um caso de estética e é seguindo esse conceito elas se tornam ferramentas para aprimorar e deixar mais precisos e parecidos com os movimentos humanos. Com o avanço rápido na tecnologia de inovação de próteses, embreve elas serão controladas diretamente pelo cérebro através de programas de computadores específicos para cada usuário, o maior problema ainda está na questão do tempo que leva para que o movimento seja executado e da rotação dos movimentos, pois uma prótese mecânica não faz o movimento de 360º. As próteses de pernas já devolvem boa parte dos movimentos ao seu usuário podemos citar como exemploo atleta sul-africano Oscar Pistorius que participou das eliminatórias para a Olimpiada de 2008, já nos membros superiores ainda não se tem grande precisão, pois os movimentos dos dedos humanos são muitos complexos.
Além desses benefícios, doenças como o câncer, mal de Alzheimer também estão inclusas na lista de problemas médicos beneficiados/tratados pela tecnologia. E a responsável por...
tracking img