Nr4 e seus artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo - NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
Segundo a NR 4, todas as empresas, privadas ou públicas, órgãos públicos da administração direta eindireta, dos poderes Legislativo e Judiciário, serão obrigados a manter Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, se possuírem empregados regidos pela Consolidação dasLeis do Trabalho. Essa norma tem como finalidade promover a saúde e a integridade do trabalhador em seu ambiente de trabalho.
Os canteiros de obras e frentes de trabalhos com menos de 1 (um) milempregados não serão considerados como estabelecimentos, mas sim integrantes da empresa de engenharia principal responsável, podendo, nesses casos, ficar centralizados os médicos e os enfermeiros dotrabalho.
As empresas que se enquadram no grau de risco 1 (um) que tem como obrigação constituir Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, mas possuem outros serviçostanto de medicina como de engenharia, podem constituir um serviço único de engenharia e medicina, integrando-os. Sendo que as empresas que possuem o serviço único de engenharia e medicina, tendo queelaborar um programa bienal de segurança e medicina do trabalho que deverá ser desenvolvido.
O controle da execução desse programa e a aferição de sua eficácia ficam reservados à Secretaria de Segurançae Medicina do Trabalho.
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser compostos por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeirodo Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Sendo que os mesmos deverão comprovar que satisfazem os requisitos exigidos e especificados por essa NR. Essesprofissionais, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, deverão ser empregados da empresa, salvo nos casos em que a empresa que se enquadra no “Quadro...
tracking img