.Analise do caso amazon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Caso Amazon |
|
Alessandra Moratti, Gabriela Mendes, Juliana Oizerovici, Nina Silber e Vitor Saraiva |
|
|
‘ ‘ |

Gestão de rede de suprimentos – Ely Paiva
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo resumir o case Amazon utilizando conceitos discutidos em sala e apresentados no capítulo 5 do livro do autor Chopra.
Desse modo, o foco da discussão serácompreender o sucesso da empresa tanto nos EUA, quanto na Europa, identificando as decisões que favoreceram os resultados auferidos.
Sendo assim, o trabalho foi dividido da seguinte forma: na primeira parte, será apresentada a estratégia geral da Amazon nos EUA e na segunda parte, será discutido sua entrada no mercado europeu.
Estratégia da atuação nos EUA
A empresa Amazon foi fundada por Jeff Bezosem 1995, objetivando a introdução do uso da ferramenta internet para a compra e venda de livros. Inicialmente, a estratégia já se focava na relação com os atacadistas, de maneira a garantir alta gama de produtos com preços acessíveis.
O sistema de operação acontecia da seguinte forma: primeiramente, o cliente fazia seu pedido e a empresa, então, verificava a disponibilidade do mesmo. Caso fossenotada a falta, o pedido era repassado ao atacadistas que, por sua vez, entregavam o produto em um prazo entre 2 a 3 dias. Dessa forma, a empresa podia satisfazer seus clientes dentro de um prazo razoável.
Com o objetivo de eliminar essa notável dependência em relação aos atacadistas, a empresa decidiu negociar diretamente com os fornecedores dos livros, permitindo um menor custo na aquisiçãodos mesmos. Entretanto, tal estratégia não foi tão eficiente quanto esperado, uma vez que os fornecedores não respondiam na mesma velocidade que os atacadistas costumavam fazer. Por isso, a empresa optou por mesclar ambas as estratégias, garantindo, dessa forma, preço baixo e velocidade na resposta.
Nos anos seguintes, a empresa vivenciou um crescimento rápido, o que exigiu uma reestruturação dossistemas e infra-estrutura para que, assim, o nível de qualidade de seus produtos permanecesse alto. Entre tais mudanças adotadas pela empresa destacam-se: aumento da capacidade de seus centros de distribuição; construção de um novo centro de distribuição localizado em Washington D.C e destinado a atender a demanda da costa leste; aumento da gama de produtos oferecidos; redução do tempo de entrega,e desenvolvimento de novos softwares capazes de dar suporte as operações de back-office da empresa.
No ano seguinte, a empresa passou a atuar no mercado também de musica, vídeo e DVDs. Para isso, a empresa teve que manter seu sistema de distribuição original, passando a estabelecer parcerias com atacadistas desses novos tipos de produtos. Como resultado, houve uma redução do tempo de estoque,caindo de 56 para 24.8 dias.
A partir de 1999,o mercado tornou-se mais competitivo. Nesse sentido, a empresa passou a se posicionar estrategicamente para lidar com essa nova situação. A solução foi adotar, então, a estratégia de “Get Big Fast” e introduzir novas linhas de produtos que iam muito alem de artigos de livro e entretenimento (como CDs, DVDs e vídeos). Diante dessa perspectiva, aempresa teve que definir o número de centros de distribuição com que trabalharia e a localização dos mesmos.
A empresa fez uso de um software da i2 Technologies com o objetivo de identificar as regiões estratégias para que a rede de suprimentos fosse estabelecida levando em consideração fatores como: localização dos atacadistas e fornecedores e a estrutura de custos que seria incorrida em cada local.Feito isso, foram selecionadas as principais regiões pelo software e a equipe de administração da empresa reduziu as possibilidades segundo critérios como: tributação incidente, nível de emprego na região e disponibilidade de imóveis para servirem de centros de distribuição. Desse modo, as regiões escolhidas foram então Fernley (Nevada), Coffeyville (Kansas), Campbellsville (Kentucky), Lexington...
tracking img