Freinet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário

Celéstin Freinet

Cristina Vital Alves Sanches R.A. 312357027
Daniele Vaniski Barrozo R.A. 31235308
Fernanda de Franca Raposo R.A.312356368
Flávia Wulf Israel R.A. 312358311
Macxuela Josino
Maria Aparecida Bento R.A. 312357018
Simone de Moraes Pereira R.A. 312357152
Valéria Helena da Silva

Faculdade Campos Salles -2012
Seminário Celestin Freinet
Apresentaremos neste texto um apanhado geral de quem foi e a contribuição deste grande pedagogo que foi Celestin Freinet. Estava à frente de seu tempo quando se utilizou de métodos inovadores e criativos para ensinar aos seus alunos não somente o conteúdo da alfabetização e questões de conteúdo, mas também ensinar às suas crianças noções de caráter e cidadania.Tinha grande preocupação com o pensar, buscava lecionar de forma a ensiná-los um senso crítico desde pequenos.

Sumário:
1 – Aspectos históricos da vida de Freinet 3
2 – Biografia de Freinet 3
3 - Um diferencial na Proposta Pedagógica de Freinét 5
4 - Técnicas utilizadas por Freinet 7
5 - A Alfabetização para Freinet 8
6 - Métodos Disciplinares 9
7 - Métodos de avaliação10
8 - Trazendo Freinet para os dias atuais 11
9 - Curiosidades sobre Freinet 12
10 - Principais Obras de Freinét 13

11 – Bibliografia 14

Aspectos Históricos da Vida de Freinet
 
CELÉSTIN FREINET (1896-1966) foi exemplo de luta pela transformação da escola que considerava desligada da vida, distante Dafamília, teórica e dogmática.
Apesar das dificuldades e limitações do período que mediou a duas guerras mundiais, Freinet procurou fazer da escola um centro de atividades e a tudo recorreu para transformar a situação social que não aprovava. É considerado o primeiro educador a fixar as bases para o desenvolvimento de uma psicologia da ação, embora ele mesmo nunca tivesse chegado considerar os anosde investimento e trabalho como aquisições definitivas. Encarava-os antes um grande passo para o conhecimento dialético e humano do pensamento infantil e de suas possibilidades.
Para Freinet, a criança que a todo instante dá provas de sua aptidões criadoras, que imagina, inventa e cria, só pode ser compreendida e orientada mediante um a pedagogia e uma psicologia da construção e do movimento(...).
  
Do livro: De Emilio a Emília, Elias, Marisa Del Cioppo,

Biografia de Freinet
Freinet chegou a ser Pastor de Ovelhas na infância, porém primeira opção profissional, na juventude, foi pelo magistério. Autodidata, era um humanista por formação e um militante do cooperativismo, embora pacifista, envolveu-se nas duas Guerras Mundiais.  
Pedagogo a partir de sua própria prática viajoumuito para conhecer outras experiências pedagógicas, criticando o que delas acreditava ser negativo e absorvendo delas o que achava positivo.  
Elogiado por Jean Piaget (1896-1980), Freinet dispensava teorias psicológicas complexas, mas concordava com Piaget sobre o fato da criança aprender a partir de suas experiências.  
 
1896 - Freinet nasceu na aldeia francesa de Gars, nos em 15 de outubro.Somente na adolescência transferiu-se para a cidade de Nice, onde iniciou o Magistério na Escola Normal.
 
1914- 1918 – Participou da Primeira Guerra Mundial, como resultado afetou seus pulmões, pelo efeito de gases tóxicos, como impediu que concluísse o curso Normal. Por isso começou a lecionar na aldeia de Bar-sur-Loup, em 1920, sem diploma.
 
1927- Enquanto estudava para obter o diploma,Freinet iniciou suas experiências didáticas, como a Aula-passeio, a Imprensa Escolar e o Livro da Vida. Em 1927, já casado com a artista plástica Elise, com quem trabalhava, editou o livro A Imprensa na Escola, criou a revista La Gerbe (O Ramalhete), com poemas infantis, e fundou a Cooperativa de Ensino Leigo (CEL).
 
1928 - Freinet e Elise mudaram-se para a vila de Saint-Paul de Vence. Ali...
tracking img