Carlota joaquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Piaget construiu a sua teoria cognitiva, denominada de epistemologia genética, partindo do princípio que existe certa continuidade entre os processos puramente biológicos de morfogênese e adaptação ao meio e a inteligência, não admitindo que a inteligência seja inerente à própria vida, mas sim assumindo que a inteligência é uma das formas de adaptação criadas pela vida em suaevolução. "Com efeito a vida é uma criação contínua de formas cada vez mais complexas e um equilíbrio progressivo entre essas formas e o meio. Dizer que a inteligência é um caso particular de adaptação biológica é, pois supor que ela é essencialmente uma organização e que sua função é estruturar o universo como o organismo estrutura o meio imediato" (Piaget, 1991:10) . Esta continuidade, citada por Piaget,assume significado a partir da estrutura anatômica e morfológica, passando pelos sistemas de reflexos que levam aos hábitos e associações adquiridos que dão origem, por sua vez, à inteligência prática ou sensório motora e, por fim, à inteligência refletida.
Quanto à relação entre o hereditário e o intelectual, Piaget destaca dois sentidos completamente diferentes para esta relação: o estrutural,presente no sistema nervoso e órgãos sensoriais e o funcional, que diz respeito ao funcionamento da inteligência. Estas invariantes funcionais hereditárias da inteligência e sua relação com a organização biológica são descritas a partir do conceito de adaptação. A adaptação é um processo de transformação desencadeado pelo organismo visando a sua conservação no meio em que vive.
Segundo Piaget,a adaptação é um processo de equilíbrio, mas a sua explicação do desenvolvimento e mesmo da formação do conhecimento, dada através de um processo central de equilibração, difere da fornecida pela teoria da forma. Esta diferenciação surge na medida em que tal processo não se constitui da aplicação, em todos os níveis, de uma estrutura geral de equilíbrio generalizada, como é o caso da gestalt. Naverdade este processo conduz a certos estados de equilíbrio aproximando a outros, qualitativamente diferentes, passando por múltiplos desequilíbrios e reequilibrações.
Crianças que participaram das provas;
• Stefanie de 5 anos
• Lavinia de 8 anos
• Cíntia de 12 anos

Identificação das provas:
Foram realizadas as seguintes experiências:
• Noção de longitude;
• Noção de superfície;
•Medida espacial;

Ambiente da realização da prova.
As provas foram realizadas em uma sala de aula vazia,com uma criança de cada vez para que uma não interferisse a prova das demais.
O local estava calmo, tranquilo e acreditamos que o ambiente contribui para maior concentração e foco nas atividades realizadas.

Aplicação das provas

CONSERVAÇÃO DO COMPRIMENTO

Apresentamos as crianças umarégua e uma tira plástica em spiral (do tipo de fio de telefone) e uma tira plástica não ondulada, ambas do mesmo tamanho (nas extremidades).
Com as duas tiras em cima da mesa perguntamos ;
As duas tiras são do mesmo tamanho?

Stefanie
Ela respondeu que eram do mesmo tamanho, porém quando esticamos a fita ondulada, ela disse que agora a fita ondulada havia ficado maior.



Lavínia
Ela logopercebeu que as tiras eram de tamanhos diferentes. E assim que perguntamos respondeu que a tira plástica ondulada era maior do que a não ondulada.

Cíntia
A Cíntia assim como a Lavínia também logo percebeu a diferença e explicou que a tira plástica ondulada parecia do mesmo tamanho por estar enrolada mas na verdade se a desenrolasse seria maior.

NOÇÃO DE LONGITUDE;
Colocamos três lápis domesmo tamanho sobre a mesa ,de modo que seus extremos se coincidissem. Chamamos a atenção das crianças de modo que elas percebessem que todos eram exatamente do mesmo tamanho.
Em seguida colocamos um dos lápis um pouco a frente dos demais e perguntamos;
Os lápis são do mesmo tamanho?

Stefanie
A principio disse que eram do mesmo tamanho e depois demonstrou estar confusa e disse que o...
tracking img