Glosadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contexto Histórico
A Europa na Idade Media passava por período de pluralidade jurídica, em que a origem da pessoa determinava o estatuto jurídico que a ela seria aplicado: o direito romano vulgar, aplicado aos latinos, o direito germânico, que era formado por vários direitos de suas várias tribos germânicas, os direitos das cidades, feudais, consuetudinários, entre outros. (GUSMÃO, 2008).
Noséculo XI, descobriu-se na Itália um manuscrito de parte do corpus juris civilis, o Digesto, que havia sido ignorado por muitos séculos, após a queda do império romano do ocidente. A partir de então, os juristas começaram a estudar os antigos textos legais romanos e a ensiná-los. Esta descoberta foi de extrema importância para a organização da vida social e jurídica da Europa medieval, de formamais estável.
O centro destes esforços era a cidade de Bolonha, cuja faculdade de Direito veio a se tornar uma das primeiras universidades da Europa. Desta forma, o Direito Romano, ou pelo menos algumas de suas regras, foi aos poucos reintroduzido na prática jurídica.

A Ciência do Direito e a Religião
Atribui-se à escola dos Glosadores o surgimento do estudo específico do Direito, fenômenoocorrido entre os séculos XI e XII da Idade Média, e que levou ao surgimento da primeira Universidade, a de Bolonha, na Itália. Segundo Massaú (2006), “...na época da criação da Universidade de Bolonha a religião não se encontrava longe da racionalidade dos estudantes e nem mesmo do conhecimento do Direito, ela tinha presença marcante nos quadros mentais de entendimento das circunstâncias sociais,principalmente no condizente à esfera jurídica”.
Para o autor, havia uma outra característica que justificava o forte vínculo do Direito com a Religião, que era a exclusividade do estudo do Direito e o exercício de determinadas profissões por integrantes do clero. As escolas da Igreja Católica assumiram uma posição de vanguarda na educação e instrução, havendo desta forma, o surgimento da visão demundo do ensino universitário.
O modelo bolonhês marca o início do estudo específico do Direito; o objeto, portanto, concentra-se no fenômeno jurídico, inferindo a emergência de uma ciência própria dessa esfera. A ligação à fé religiosa é muito forte, então a concepção de ciência conhecida na modernidade não pode ser totalmente empregada nessa época – apenas estabelece um marco nodesenvolvimento do conhecimento do Direito, muito influenciado pelas correntes teológico-filosóficas. (MASSAÚ, 2006)

A Escola dos Glosadores, que teve como precursor Irnério, constitui um marco de suma importância na história do Direito, para a produção do pensamento jurídico como teoria e prática, assumindo, definitivamente, uma posição autônoma no conhecimento, pois volta-se ao estudo específico. Porém,Lopes (2002) nos alerta que Irnério não se atribui uma nova edição do corpus juris civilis, a litterabolonienses: pois, ele não o descobriu, mas o consolidou.

Os Glosadores
Os glosadores formaram a primeira grande escola de interpretação do Direito, e também dedicavam-se ensino. Através dela, surge a primeira Universidade, em Bolonha, entre os séculos XI e XII. Vale ressaltar, que nestecontexto histórico, o estudo do Direito era de exercício do clero, pois a Igreja detinha o monopólio e o acesso ao conhecimento durante séculos. Portanto, a maior parte dos glosadores era formada por membros do clero.

A Metodologia dos Glosadores
A metodologia utilizada pelos glosadores tinha um componente de natureza analítica, sendo o principal objetivo preservar o texto ao explicar o seusentido. O elemento literal era a base dos trabalhos destes intérpretes. Segundo Salgado (2010), o que se pretendia era a construção de regras de direito consideradas indiscutíveis, onde o elemento literal seria não somente o ponto de partida, mas o ponto central do trabalho dos glosadores.
Originalmente o método empregado na glosa baseava-se em uma breve explicação ou a modificação de uma palavra...
tracking img